Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se

Resposta:

A alternativa correta é letra B) ela agir por impulso e apresentar agressões verbais que ocorram em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses.

 

Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se

 

Observe os critérios diagnósticos para o Transtorno Explosivo Intermitente, segundo o DSM-V:

 

"Transtorno Explosivo Intermitente

 

Critérios Diagnósticos 

 

A. Explosões comportamentais recorrentes representando uma falha em controlar impulsos agressivos, conforme manifestado por um dos seguintes aspectos:

 

1. Agressão verbal (p. ex., acessos de raiva, injúrias, discussões ou agressões verbais) ou agressão física dirigida propriedade, animais ou outros indivíduos, ocorrendo em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses. A agressão física não resulta em danos ou destruição de propriedade nem em lesões físicas em animais ou em outros indivíduos.

 

2. Três explosões comportamentais envolvendo danos ou destruição de propriedade e/ou agressão física envolvendo lesões físicas contra animais ou outros indivíduos ocorrendo dentro de um período de 12 meses.

 

B. A magnitude da agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes.

 

C. As explosões de agressividade recorrentes não são premeditadas (i.e., são impulsivas e/ou decorrentes de raiva) e não têm por finalidade atingir algum objetivo tangível (p. ex., dinheiro, poder, intimidação).

 

D. As explosões de agressividade recorrentes causam sofrimento acentuado ao indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal ou estão associadas a conseqüências financeiras ou legais.

 

E. A idade cronológica é de pelo menos 6 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).

 

F. As explosões de agressividade recorrentes não são mais bem explicadas por outro transtorno mental (p. ex., transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno disruptivo da desregulação do humor, um transtorno psicótico, transtorno da personalidade antissocial, transtorno da personalidade borderline) e não são atribuíveis a outra condição médica (p. ex., traumatismo craniano, doença de Alzheimer) ou aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento). No caso de crianças com idade entre 6 e 18 anos, o comportamento agressivo que ocorre como parte do transtorno de adaptação não deve ser considerado para esse diagnóstico."

 

Fonte: "DSM-V"

 

Com isso, a única alternativa que está de acordo com os critérios é a Letra B.


a)  considerarmos que o trânsito nas grandes cidades é um fator desencadeante, então uma reação atípica é suficiente para caracterizar o transtorno.


b)  ela agir por impulso e apresentar agressões verbais que ocorram em uma média de duas vezes por semana, durante um período de três meses.


c)  a reação desproporcional ocorreu devido ao uso de uma medicação específica.


d)  a pessoa já saiu de casa estressada e estava predeterminada a reagir a qualquer provocação não havendo arrependimento posterior.


e)  for um padrão de comportamento repetitivo e persistente no qual a pessoa já tinha a intenção costumeira de violar direitos básicos dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *