Em uma instituição, um psicólogo recebe para atendimento um paciente que apresenta um andar em bloco sem mexer os braços, curvado para a frente em busca de seu centro de gravidade, início e final da marcha difícil com forte hesitação o que provoca um saltitar. A face fica em amimia (sem mímica), sem modulação expressiva (por isso é chamado de “jogador de pôquer”, pois pode blefar sem que ninguém desconfie). O ritmo de piscar torna-se muito lento. A musculatura geral do corpo fica rígida (em hipertonia), e há um tremor generalizado. Vale acrescentar que o paciente não havia sentido isso anteriormente, ao ser encaminhado para o psiquiatra e medicado. A hipótese mais plausível, considerando apenas esses dados, é que o paciente esteja:
- A) Com Ansiedade Psicomotora.
- B) Apresentando Impregnação Neuroléptica.
- C) Entrando em estado de Depressão Forte.
- D) Tendo um Surto Psicótico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apresentando Impregnação Neuroléptica.
Gabarito: Letra B
Em uma instituição, um psicólogo recebe para atendimento um paciente que apresenta um andar em bloco sem mexer os braços, curvado para a frente em busca de seu centro de gravidade, início e final da marcha difícil com forte hesitação o que provoca um saltitar. A face fica em amimia (sem mímica), sem modulação expressiva (por isso é chamado de "jogador de pôquer", pois pode blefar sem que ninguém desconfie). O ritmo de piscar torna-se muito lento. A musculatura geral do corpo fica rígida (em hipertonia), e há um tremor generalizado. Vale acrescentar que o paciente não havia sentido isso anteriormente, ao ser encaminhado para o psiquiatra e medicado. A hipótese mais plausível, considerando apenas esses dados, é que o paciente esteja:
O que a questão descreve é um estado de impregnação neuroléptica:
“Impregnação neuroléptica: Fenômeno clínico que é a expressão do efeito químico dos neurolépticos (também chamados de tranqüilizantes maiores ou antipsicóticos). Isto acontece quando o fármaco penetra nos gânglios, ou núcleos, da base do cérebro. O paciente fica, na fala popular "robotizado", à semelhança de um paciente de parkinson: andar em bloco sem mexer os braços, curvado para a frente em busca de seu centro de gravidade, início e final da marcha difícil com forte hesitação o que provoca um saltitar. A face fica em amimia (sem mímica), vale dizer, sem modulação expressiva (por isso é chamado de "jogador de pôquer", pois pode blefar sem que ninguém desconfie). O ritmo de piscar torna-se muito lento. A musculatura geral do corpo fica rígida (em hipertonia), e há um tremor generalizado.”
a) Com Ansiedade Psicomotora.
b) Apresentando Impregnação Neuroléptica.
c) Entrando em estado de Depressão Forte.
d) Tendo um Surto Psicótico.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário