Em uma organização, um gestor solicitou ao psicólogo do Setor de Recursos Humanos, que averiguasse o que ocorria com seu colaborador, que vinha apresentando comprometimento no funcionamento ocupacional e social na empresa. Ao entrevistar o colaborador, que descreveu estar com uma sensação de “barato”, o psicólogo identificou nele a presença dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, hiperatividade, hipervigilância, loquacidade, inquietação e julgamento prejudicado. O colaborador apresentava ainda sudorese e agitação e mencionou estar com taquicardia. O psicólogo consultou o DSM-IV e concluiu que o colaborador apresentava vários dos sintomas que sugeriam que ele se encontrava em um quadro de intoxicação com
- A) álcool.
- B) cafeína.
- C) cocaína.
- D) alucinógenos.
- E) opioides.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) cocaína.
Segundo o DSM-IV, os Critérios Diagnósticos para F14.00 - 292.89 Intoxicação com Cocaína:
A. Uso recente de cocaína.
B. Alterações comportamentais ou psicológicas mal-adaptativas e clinicamente significativas (por ex., euforia ou embotamento afetivo; mudanças na sociabilidade; hipervigilância; sensibilidade interpessoal; ansiedade; tensão ou raiva; comportamentos estereotipados; julgamento prejudicado; funcionamento social ou ocupacional prejudicado), que se desenvolvem durante ou logo após o uso de cocaína.
C. Dois ou mais dos seguintes sintomas, desenvolvendo-se durante ou logo após o uso de cocaína:
(1) taquicardia ou bradicardia
(2) dilatação das pupilas
(3) pressão sanguínea elevada ou abaixo do normal
(4) perspiração ou calafrios
(5) náusea ou vômitos
(6) evidências de perda de peso
(7) agitação ou retardo psicomotor
(8) fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica ou arritmias cardíacas
(9) confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma
D. Os sintomas não se devem a uma condição médica geral nem são melhor explicados por outro transtorno mental.
Especificar se: Com Perturbações Perceptuais.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A Intoxicação com Álcool inclui alterações comportamentais ou psicológicas, como comportamento sexual ou agressivo inadequado, instabilidade do humor, prejuízo no julgamento e no funcionamento social ou ocupacional que se desenvolvem durante ou logo após a ingestão de álcool. Essas alterações são acompanhadas por evidências de fala arrastada, falta de coordenação, marcha instável, nistagmo, prejuízo na atenção ou memória, estupor ou coma.
b) Incorreta. A Intoxicação com Cafeína inclui cinco ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, nervosismo, excitação, insônia, rubor facial, diurese e queixas gastrintestinais, abalos musculares, pensamentos e discurso com fluxo errático, taquicardia ou arritmia cardíaca, períodos de inexaustabilidade e agitação psicomotora. Podem causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
c) Correta. Conforme exposto no início do comentário, os sintomas apresentados pelo enunciado correspondem à Intoxicação com Cocaína. A "sensação de barato" citada pelo colaborador contribui para o diagnóstico. Portanto, esta será nossa resposta.
d) Incorreta. A Intoxicação com Alucinógenos inclui alterações perceptuais como a intensificação subjetiva das percepções, despersonalização, desrealização, ilusões, alucinações e sinestesias. Além disso, o diagnóstico exige também a presença de dois dos sinais fisiológicos seguintes: dilatação das pupilas, taquicardia, sudorese, palpitações, visão turva, tremores e falta de coordenação.
e) Incorreta. A Intoxicação com Opioides pode causar alterações comportamentais, como euforia inicial seguida por apatia, disforia, agitação ou retardo psicomotor, prejuízo no julgamento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional é acompanhada por constrição das pupilas e um ou mais dos seguintes sinais: torpor ou até mesmo coma, fala arrastada e prejuízo na atenção ou memória.
Deixe um comentário