Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Encontramos no DSM – IV, a referência de causas orgânicas para a violência. Além da natureza tumoral de lesões produtoras de comportamento violento, o tipo mais comum de doença cerebral associada à agressão e violência tem sido:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Epilepsia do Lobo Temporal.

Gabarito Letra E

Encontramos no DSM - IV, a referência de causas orgânicas para a violência. Além da natureza tumoral de lesões produtoras de comportamento violento, o tipo mais comum de doença cerebral associada à agressão e violência tem sido:

a)  Hipotiroidismo.

b)  Hipertiroidismo.

c)  Doença de Parkson.

d)  Síndrome de Cushing.

e)  Epilepsia do Lobo Temporal.

 

O tipo mais comum de doença associada à agressão e violência é a epilepsia do lobo temporal.

“Em estudo realizado no Canadá em 1994 (Nathaniel J.Pollone e James J. Hennessy), num grupo de 372 homens presos de um hospital mental judiciário de segurança máxima, 20 % tinham anormalidades focais temporais do eletroencefalograma, e 41% tinham alterações patológicas da estrutura cerebral no lobo temporal. Isso sugere um relevante papel dos danos neurológicos na formação do comportamento violento. Os dados mostraram uma proporção de 21:1 para agressivos habituais, ou seja, 21 portadores de alterações neurológica para cada 1 agressivo sem essas alterações. Em relação à população normal a incidência foi de 4:1, ou seja, 4 vezes mais freqüente os agressores com as alterações neurológicas que os agressores sem elas.”

 

Atualmente, o DSM não traz essa informação, mas não é difícil responder a questão. Hipo e hipertiroidismo não são doenças cerebrais. O Parkinson causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita, não compatível com aumento de violência. A síndrome de Cushing é uma função adrenal anormal que causa desenvolvimento de aumento de gordura e peso de massa magra.

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: Epilepsia, Personalidade e Agressividade. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=88

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *