Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Entre os tratamentos baseados em evidências científicas para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), destacam-se os tratamentos cognitivo-comportamentais. Sobre esses tratamentos para o TEPT, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, que não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática.

Gabarito: Letra D.

Entre os tratamentos baseados em evidências científicas para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), destacam-se os tratamentos cognitivo-comportamentais. Sobre esses tratamentos para o TEPT, assinale a afirmativa correta.
a) 
 As técnicas de respiração auxiliam o paciente no manejo dos sintomas negativos na cognição e no humor.

Errado. As técnicas de respiração auxiliam nos sintomas fisiológicos da ansiedade.


b)  As técnicas de exposição ao vivo e imaginária têm como objetivo único evitar as lembranças intrusivas da experiência traumática.

Errado. As técnicas de exposição, como o nome indica, expõem o paciente a experiência, e seu objetivo não é evitar lembranças, e sim aprender a lidar com elas.


c)  A exposição imaginária não permite a ativação da memória do medo, auxiliando, assim, o processamento da experiência traumática.

Errado. A exposição imaginária permite sim a ativação da memória do medo.


d)  A evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, que não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática.

Certo! Por isso as técnicas de exposição são importantes.


e)  As abordagens psicossociais são as mais eficazes junto às técnicas cognitivo-comportamentais por apresentarem resposta satisfatória em diferentes culturas.

Errado. A abordagem cognitivo-comportamental é que tem mais evidências científicas de eficácia nesses casos.

 

Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:

“Os tratamentos cognitivo-comportamentais, referência em tratamentos baseados em evidências científicas, indicam a exposição ao vivo, por meio do enfrentamento de estímulos ansiogênicos, ajuda a reduzir a evitação e permite que ocorra o processo de habituação da ansiedade. De acordo com Barlow (2016, capítulo 2), a técnica de exposição imaginária permite que, por meio da ativação deliberada da memória traumática, ocorra o seu processamento adequado, facilitando o manejo de sintomas negativos na cognição e no humor. Já o uso habitual de técnicas de respiração pode ser útil para o controle dos sintomas fisiológicos da ansiedade, visto que equilibram os níveis de oxigênio e gás carbônico. Face ao exposto, apenas a alternativa D (a evitação é um dos fatores mantenedores do transtorno, pois não permite que o paciente reavalie e processe adequadamente a experiência traumática) é a alternativa correta.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *