Exame do Estado Mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental. Sua realização não é restrita aos psiquiatras. As 10 áreas da conduta humana que devem ser avaliadas nesse exame são:
- A) atenção, moral, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e tendência.
- B) atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação.
- C) atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, compulsão, sensopercepção e orientação.
- D) atenção, consciência, moral, emoção, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação.
- E) atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e disperção.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação.
Exame do Estado Mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental. Sua realização não é restrita aos psiquiatras. As 10 áreas da conduta humana que devem ser avaliadas nesse exame são:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno que acompanhe o destaque feito Silva & Graziano (1996, p.293), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“Podemos definir funções mentais como os processos que se originam da necessidade do ser vivo adaptar-se e controlar às exigências instintivas face aos obstáculos impostos pelo mundo exterior. Para fins didáticos, podemos subdividi-las em 10 (dez) funções: consciência, atenção, memória, sensopercepção, orientação, pensamento, linguagem, inteligência, conduta e afetividade”
Complementando o assunto, os autores explicam cada função da seguinte forma:
- Consciência - pode ser definida como a clareza do sensório, que possibilita o reconhecimento do próprio eu e do ambiente.
- Atenção - é a capacidade de concentração do psiquismo diante de um estímulo. As características da atenção são amplitude, intensidade (agudez) e duração (persistência).
- Memória - é a capacidade de fixar, conservar, evocar e reconhecer um estímulo.
- Sensopercepção - é o fenômeno psíquico pelo qual a sensação faz-se consciente, ou seja, é a resultante da ação de um estímulo físico sobre os órgãos dos sentidos.
- Orientação - é o processo pelo qual o indivíduo apreende o ambiente e se situa em relação a ele.
- Pensamento - é o aspecto funcional da vida psicológica mediante o qual os dados elaborados de conhecimento (as idéias), selecionam-se e orientam-se ao redor de um propósito mais ou menos consciente (um tema), por meio de um processo associativo.
- Linguagem - é o modo do indivíduo expressar seus sentimentos e pensamentos, portanto quando existem perturbações nesses sentimentos, esses transtornos se traduzem na linguagem oral e escrita.
- Inteligência - é a capacidade de aproveitar as experiências anteriores para a adaptação em face de novos problemas e situações.
- Conduta (ação) - são os transtornos dos aspectos motores da conduta. Nessa função estão envolvidos processos conscientes de percepção, representação, idéias e sentimentos, os quais determinam a direção e a intensidade da ação.
- Afetividade - estão compreendidos aqui, os impulsos instintivos, agressivos e libidinosos, as emoções e os diversos tons sentimentais de prazer e desprazer.
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pelo tópico explicativo supracitado;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado, servindo apenas para confundir o candidato com aspectos sequer atrelados as funções citadas;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Silva, M. J. P. D., & Graziano, K. U. (1996). A abordagem psico-social na assistência ao adulto hospitalizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 30, 291-296.
Deixe um comentário