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Exame do Estado Mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental. Sua realização não é restrita aos psiquiatras. As 10 áreas da conduta humana que devem ser avaliadas nesse exame são:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação.

  

Exame do Estado Mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental. Sua realização não é restrita aos psiquiatras. As 10 áreas da conduta humana que devem ser avaliadas nesse exame são:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno que acompanhe o destaque feito Silva & Graziano (1996, p.293), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Podemos definir funções mentais como os processos que se originam da necessidade do ser vivo adaptar-se e controlar às exigências instintivas face aos obstáculos impostos pelo mundo exterior. Para fins didáticos, podemos subdividi-las em 10 (dez) funções: consciência, atenção, memória, sensopercepção, orientação, pensamento, linguagem, inteligência, conduta e afetividade

 

Complementando o assunto, os autores explicam cada função da seguinte forma:

 
  1. Consciência - pode ser definida como a clareza do sensório, que possibilita o reconhecimento do próprio eu e do ambiente.
 
  1. Atenção - é a capacidade de concentração do psiquismo diante de um estímulo. As características da atenção são amplitude, intensidade (agudez) e duração (persistência).
 
  1. Memória - é a capacidade de fixar, conservar, evocar e reconhecer um estímulo.
 
  1. Sensopercepção - é o fenômeno psíquico pelo qual a sensação faz-se consciente, ou seja, é a resultante da ação de um estímulo físico sobre os órgãos dos sentidos.
 
  1. Orientação - é o processo pelo qual o indivíduo apreende o ambiente e se situa em relação a ele.
 
  1. Pensamento - é o aspecto funcional da vida psicológica mediante o qual os dados elaborados de conhecimento (as idéias), selecionam-se e orientam-se ao redor de um propósito mais ou menos consciente (um tema), por meio de um processo associativo.
 
  1. Linguagem - é o modo do indivíduo expressar seus sentimentos e pensamentos, portanto quando existem perturbações nesses sentimentos, esses transtornos se traduzem na linguagem oral e escrita.
 
  1. Inteligência - é a capacidade de aproveitar as experiências anteriores para a adaptação em face de novos problemas e situações.
 
  1. Conduta (ação) - são os transtornos dos aspectos motores da conduta. Nessa função estão envolvidos processos conscientes de percepção, representação, idéias e sentimentos, os quais determinam a direção e a intensidade da ação.
 
  1. Afetividade - estão compreendidos aqui, os impulsos instintivos, agressivos e libidinosos, as emoções e os diversos tons sentimentais de prazer e desprazer.
 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” (atenção, consciência, inteligência, afetividade, pensamento, linguagem, memória, conduta, sensopercepção e orientação) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pelo tópico explicativo supracitado;

 

  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado, servindo apenas para confundir o candidato com aspectos sequer atrelados as funções citadas;

 

 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

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Fonte consultada:

Silva, M. J. P. D., & Graziano, K. U. (1996). A abordagem psico-social na assistência ao adulto hospitalizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP30, 291-296.

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