Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Fabrício foi aprovado na faculdade de administração, mas está tendo dificuldades em participar das atividades exigidas pois vem desenvolvendo ansiedade excessiva e desproporcional ao ter que falar com os colegas e professores, além de não conseguir participar de nenhuma apresentação de trabalho, pois não consegue falar em público. Diante desses sintomas, o rapaz buscou ajuda psicoterápica.

A sintomatologia apresentada por Fabrício é sugestiva de transtorno

Resposta:

A alternativa correta é letra E) de ansiedade social.

      

a)  bulímico.

 

Incorreto. A questão não apresenta nenhum sintoma alimentar.

  

b)  maníaco.

 

Incorreto. A questão não apresenta sintomas maníacos como humor expansivo, pensamento acelerado, auto-estima inflada, etc.

  

c)  vigoréxico.

 

Incorreto. Esse termo não está presente no DSM-V e nem no CID-10. Contudo, a vigorexia tem relação com distorção da auto-imagem e a práticas excessivas de exercício físico.

  

d)  dismórfico corporal.

 

Incorreto. A questão não cita preocupação com a aparência física.

  

e)  de ansiedade social.

 

Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com os sintomas apresentados. Veja os critérios diagnósticos:

 

"Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) Critérios Diagnósticos 

 

A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).

 

B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (i.e., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).

 

C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.

 

D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.

 

E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e contexto sociocultural.

 

F. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.

 

G. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

 

H. O medo, ansiedade ou esquiva não é conseqüência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.

 

I. O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno de pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista.

 

J. Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queimaduras ou ferimentos) está presente, 0 medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo."

 

Fonte: DSM-V

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *