Continua após a publicidade..
Fernando desperta sobressaltado e suado de mais uma noite agitada e nada repousante de sono. As repetidas imagens da invasão à agência bancária onde trabalha tumultuaram o que deveria ser uma noite reparadora. As sirenes, tiros, homens encapuzados, armas em punho, reproduzidos à exaustão pela televisão, voltam incontáveis vezes a sua mente. Como em outras manhãs, ao sair, Fernando checa, repetidas vezes, as trancas de portas e janelas de casa, caminha apressado e hipervigilante para o estacionamento. Olha insistentemente para os lados para saber se está sendo seguido ou não. Apesar das recomendações da empresa, ele se recusa a frequentar as sessões de apoio e a tomar os medicamentos prescritos por acreditar que os mesmos interferem na sua rotina de trabalho. Os colegas de trabalhos dizem que ele está distante e já não participa de atividades do grupo, como o futebol e as confraternizações. Diante do exposto, assinale a alternativa que identifica o quadro de Fernando.
- A) Esquizofrenia Paranoide.
- B) Transtorno Bipolar.
- C) Neurose Reativa.
- D) Transtorno Obssessivo-compulsivo.
- E) Transtorno do Stress Pós-traumático.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Transtorno do Stress Pós-traumático.
Explicação:
O quadro descrito apresenta características típicas do Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT). Vamos analisar os sintomas apresentados por Fernando:
- Despertar sobressaltado e agitado: Indica dificuldades em ter um sono reparador, com possíveis pesadelos e interrupções do sono devido a lembranças do evento traumático.
- Repetição de imagens do evento traumático: As memórias intrusivas e recorrentes do evento indicam reexperimentação do trauma.
- Comportamentos de evitação: A recusa em frequentar sessões de apoio e em tomar medicamentos prescritos sugerem esforços para evitar pensamentos, sentimentos ou conversas associadas ao trauma.
- Hipervigilância e comportamentos de segurança: Os comportamentos de checar trancas, olhar insistentemente para os lados e caminhar apressado demonstram uma sensação persistente de perigo e vigilância excessiva.
- Isolamento social e distanciamento das atividades: A falta de participação em atividades sociais, como o futebol e as confraternizações, indica um isolamento e uma mudança no funcionamento social.
Esses sintomas são consistentes com os critérios diagnósticos do TEPT, que incluem a exposição a um evento traumático, a reexperimentação do trauma, esforços de evitação, alterações cognitivas e de humor, e alterações na reatividade fisiológica.
Deixe um comentário