Font (In: SANCHEZ-CANO; BONALS, 2008) esclarece que o enfoque multidimensional da deficiência mental possui cinco dimensões. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das dimensões da deficiência mental de acordo com esse enfoque?
- A) Habilidades Mentais.
- B) Conduta Adaptativa.
- C) Habilidade intrapsíquica.
- D) Saúde.
- E) Contextos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Habilidade intrapsíquica.
Gabarito: Letra C
Font (In: SANCHEZ-CANO; BONALS, 2008) esclarece que o enfoque multidimensional da deficiência mental possui cinco dimensões. Qual das alternativas abaixo NÃO é uma das dimensões da deficiência mental de acordo com esse enfoque?
a) Habilidades Mentais.
b) Conduta Adaptativa.
c) Habilidade intrapsíquica.
d) Saúde.
e) Contextos.
As dimensões da deficiência mental são: habilidades mentais, ou habilidades intelectuais, conduta adaptativa, ou comportamento adaptativo, participação, interações e papéis sociais, saúde e contextos. Vamos relembrar:
“A definição proposta e o modelo teórico multidimensional da AAMR (2002), explicam a deficiência mental segundo cinco dimensões, que envolvem aspectos relacionados à pessoa; ao seu funcionamento individual no ambiente físico e social; ao contexto e aos sistemas de apoio. São caracterizadas como se segue:
Dimensão I: Habilidades Intelectuais
A inteligência é concebida como capacidade geral, incluindo “raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem por meio da experiência” (Luckasson, op. cit., p. 40). (...)
Dimensão II: Comportamento Adaptativo
O comportamento adaptativo é definido como o “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (Luckasson e cols., 2002, p. 14). Limitações nessas habilidades podem prejudicar a pessoa nas relações com o ambiente e dificultar o convívio no dia a dia.
Dimensão III: Participação, interações, papéis sociais
Essa dimensão ressalta a importância da participação na vida comunitária. Em relação ao diagnóstico da deficiência mental, dirige-se à avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciados pela pessoa, bem como sua participação na comunidade em que vive. A observação e o depoimento são procedimentos de avaliação indicados para essa dimensão, tendo em vista a consideração dos múltiplos contextos envolvidos e a possibilidade diversificada de relações estabelecidas pelo sujeito no mundo físico e social.
Dimensão IV: Saúde
As condições de saúde física e mental influenciam o funcionamento de qualquer pessoa. Facilitam ou inibem suas realizações. A AAMR (2002) indica a necessidade de contemplar, na avaliação diagnóstica da deficiência mental, elementos mais amplos, de modo a incluir fatores etiológicos e de saúde física e mental.
Dimensão V: Contextos
A dimensão contextual considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com qualidade da vida. Os níveis de contexto considerados estão de acordo com a concepção de Bronfenbrenner (1979), incluindo: (a) o microssistema – o ambiente social imediato, envolvendo a família da pessoa e os que lhe são próximos; (b) o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio; (c) o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade, os grupos populacionais.”
Habilidade intrapsíquica não é uma dimensão.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: de Carvalho, Erenice Natália Soares, & Maciel, Diva Maria Moraes de Albuquerque. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11(2), 147-156. Recuperado em 31 de outubro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000200008&lng=pt&tlng=pt
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