INSTRUÇÃO: Leia e analise o excerto abaixo.
[…] resposta mental e emocional na qual um prisioneiro (por exemplo, um refém) exibe aparente lealdade e até afeto ao captor. O prisioneiro pode passar a ver a polícia ou os negociadores como o inimigo porque eles ameaçam o captor. Exemplo: […] uma mulher […] foi feita refém em um [assalto a] banco […] e se tornou tão ligada emocionalmente a um dos ladrões que rompeu seu compromisso com um outro homem e permaneceu fiel a seu ex-captor durante seu período de prisão.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 15 out. 2021.
Marque a alternativa que identifica o distúrbio descrito no excerto.
- A) Síndrome de Ganser.
- B) Síndrome de Kanner.
- C) Síndrome psicomímica.
- D) Síndrome de Estocolmo.
- E) Síndrome de Giles de la Tourette.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Síndrome de Estocolmo.
Gabarito Letra B
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 15 out. 2021.
Marque a alternativa que identifica o distúrbio descrito no excerto.
a) Síndrome de Ganser.
Errado. Síndrome de Ganser é um transtorno dissociativo voluntário, ou seja, o indivíduo age deliberadamente como se tivesse um transtorno, mas não tem.
b) Síndrome de Kanner.
Errado. Síndrome de Kanner é sinônimo de autismo clássico. Importante ressaltar que essas distinções não são mais feitas, tudo se engloba no transtorno do espectro autista.
c) Síndrome psicomímica.
Errado. Esse não é o nome de um transtorno.
d) Síndrome de Estocolmo.
Certo!
“Alguns fenômenos psicológicos são de especial importância para a psicologia jurídica. Dentre eles, destaca-se a Síndrome de Estocolmo. Esta síndrome tem seu nome vinculado à cidade de Estocolmo, onde, em 1973, ladrões mantiveram como reféns, por vários dias, os funcionários de um banco. O fato despertou a atenção da imprensa e, no momento em que os reféns foram libertados, um fotógrafo surpreendeu-se ao flagrar uma das vítimas se beijando com um dos assaltantes. Esse estranho acontecimento psicológico entre vítima e algoz foi inteligentemente captado e batizado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot como Síndrome de Estocolmo. Condições para a Síndrome de Estocolmo A Síndrome de Estocolmo acontece quando se reúnem as seguintes condições: a) evento traumático (assalto, sequestro, roubo, abuso sexual, violência, acidente, catástrofe) com ameaça física ou psicológica; b) crença de que o desfecho irá acontecer; c) a vítima, no contexto de terror, percebe um mínimo gesto de atenção (carinho, amabilidade, gentileza) por parte do agressor; d) sentimento de impotência para escapar. Quando uma pessoa passa por uma situação extremamente crítica em que a sua existência fica completamente à mercê de outra, que detém o poder de vida ou de morte sobre ela, pode-se estabelecer um tipo de relação dependente em que a vítima adere psicologicamente ao agressor. Nesses casos, pode-se estabelecer uma espécie de amor ou paixão que decorre de um processo inconsciente de preservação cujo mecanismo mais evidente se expressa pela idealização e pela identificação, notadamente pela identificação projetiva, através da qual características pessoais do abusador são introjetadas pela vítima e, simultaneamente, características da vítima são projetadas no agressor, com o fim de manter o controle do outro, defender-se dele e proteger-se de um mal grave e inesperado que ele pode causar.”
e) Síndrome de Giles de la Tourette.
Errado. Tourette é um transtorno de tique.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Trindade, Jorge Manual de Psicologia Jurídica para operadores do Direito / Jorge Trindade. 6. ed. rev. atual, e ampi. - Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
Deixe um comentário