Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Jean Bergeret, autor importante no estudo das drogadições, menciona que há uma extraordinária densidade estabelecida nas relações parentais do dependente de drogas. Chama a atenção para a incidência de episódios psiquiátricos nos pais dos drogadictos. Dentre eles identifica:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) estados depressivos, alcoolismos e dependência de outras drogas, superconsumo de psicotrópicos, condutas de automedicação.

Gabarito Letra B

 

Jean Bergeret, autor importante no estudo das drogadições, menciona que há uma extraordinária densidade estabelecida nas relações parentais do dependente de drogas. Chama a atenção para a incidência de episódios psiquiátricos nos pais dos drogadictos. Dentre eles identifica:

 

a)  estados delirantes, sintomas esquizofrênicos e distúrbios na sensopercepção.

b)  estados depressivos, alcoolismos e dependência de outras drogas, superconsumo de psicotrópicos, condutas de automedicação.

c)  psicopatia, condutas de instabilidade afetiva e síndrome do pânico.

d)  anorexia, bulimia ou transtornos alimentares em geral.

e)  apatia, transtornos bipolares e/ou de ansiedade generalizada.

 

Brasil (2005) fala sobre o assunto, em referência a Bergeret:

 

“Bergeret (1991) também procura estabelecer alguns padrões que podem se repetir nas famílias de toxicômanos. Concorda com os demais autores ao salientar a extraordinária densidade estabelecida nas relações parentais do dependente de drogas. Chama a atenção para a incidência de episódios psiquiátricos nos pais dos drogadictos.

“Em cinqüenta por cento dos casos, os pais apresentam estados depressivos, às vezes com tentativa de suicídio, sintomatologias neuróticas graves, alcoolismo, dependência de outras drogas, super consumo de psicotrópicos, assim como condutas de automedicação. Os psicotrópicos, segundo este autor, se inserem precocemente no sistema de comunicação familiar e acabam agindo como reguladores de conflitos. Certos pais apresentam afecções somáticas severas, tais como infarto e câncer, podendo levar a óbitos precoces. Existem notáveis correspondências entre a cronologia das doenças orgânicas dos pais e dos avós e as vicissitudes do percurso do jovem toxicômano”. (Bergeret et al., 1991, p. 270)”

 

A alternativa que traz corretamente a informação apresentada nos estudos de Bergeret é a Letra B, estados depressivos, alcoolismos e dependência de outras drogas, superconsumo de psicotrópicos, condutas de automedicação. O livro mencionado por Brasil é o Toxicomanias: uma visão multidisciplinar, de Bergeret e Leblanc.

 

Letra B é, então, nosso gabarito.

 

Referência

BRASIL, Valéria Rocha. Um olhar sistêmico do processo de tratamento de drogadicção na família. São Paulo: Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Psicologia Clínica, 2005.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *