Joana, 38 anos, não tem filhos, está passando por uma crise conjugal. Há seis meses apresenta crises de choro, sente-se frequentemente triste e sem energia, com baixa libido e sem interesse em suas atividades diárias, e com dificuldade em dormir. Não tem se alimentado bem, já teve vontade de desistir de tudo e acredita que nunca mais será a mesma.
De acordo com DSM-V, Joana pode ser diagnosticada com o Transtorno
- A) Depressivo Maior.
- B) Bipolar.
- C) Disfórico Pré-menstrual.
- D) Depressivo induzido por substância.
- E) Depressivo Persistente.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Depressivo Maior.
De acordo com DSM-V, Joana pode ser diagnosticada com o Transtorno
A questão cita sintomas típicos de humor depressivo.
É possível responder observando o critério A dos transtornos abaixo:
"Transtorno Depressivo Maior
Critérios Diagnósticos
A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.(...)
Transtorno Disfórico Pré-menstrual
Critérios Diagnósticos
A. Na maioria dos ciclos menstruais, pelo menos cinco sintomas devem estar presentes na semana final antes do início da menstruação, começar a melhorar poucos dias depois do início da menstruação e tornar-se mínimos ou ausentes na semana pós-menstrual.
(...)
Transtorno Bipolar Tipo I
Critérios Diagnósticos
Para diagnosticar transtorno bipolar tipo I, é necessário o preenchimento dos critérios a seguir para um episódio maníaco. O episódio maníaco pode ter sido antecedido ou seguido por episódios hipomaníacos ou depressivos maiores.Episódio Maníaco
A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).(...)
Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)
Critérios DiagnósticosEste transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno distímico definidos no DSM-IV.
A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos.
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Depressivo Maior.
b) Bipolar. (os sintomas citados não são de mania ou hipomania)
c) Disfórico Pré-menstrual. (não houve relato de período menstrual)
d) Depressivo induzido por substância. (não houve relato de uso de substâncias)
e) Depressivo Persistente. (não atinge o período mínimo)
Deixe um comentário