Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Joana, de quarenta anos de idade, chegou à emergência do hospital apresentando perturbação funcional da palavra e substituindo e deformando fonemas simples. Falava muito baixo, movimentava os lábios de maneira automática, produzindo uma espécie de murmúrio e sons confusos.


Com base na situação hipotética apresentada, é possível que Joana apresente

Resposta:

A alternativa correta é letra E) dislalia e mussitação.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. BRADILALIA consiste numa diminuição da velocidade de expressão, como resultado da lentidão dos processos psíquicos e do curso do pensamento. LOGORREIA é a compulsão para falar, loquacidade exagerada que se nota em determinados casos de neurose e psicose, como se o paciente, assim, quisesse dar vazão ao grande número de ideias que passam por sua cabeça; logomania, verborragia.

 

b) Incorreta. DISLALIA consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os. VERBIGERAÇÃO é a repetição incessante durante dias, semanas e até meses, de palavras e frases pronunciadas em tom de voz monótono, declamatório ou patético. 

 

c) Incorreta. ECOLALIA é a repetição, como um eco, do que as pessoas dizem, com eliminação de qualquer evidência de entendimento do que foi mencionado e com perda da fala espontânea. MUSSITAÇÃO é a expressão da linguagem em voz muito baixa; o enfermo movimenta os lábios de maneira automática, produzindo murmúrio ou som confuso. É um sintoma próprio da esquizofrenia.

 

d) Incorreta. AFASIA é a perturbação da linguagem caracterizada pela perda parcial ou total da faculdade de exprimir os pensamentos por sinais e de compreender esses sinais, causando incompreensão da palavra falada e a impossibilidade, em grau variável, de ler ou de escrever. ECOLALIA é a repetição, como um eco, do que as pessoas dizem, com eliminação de qualquer evidência de entendimento do que foi mencionado e com perda da fala espontânea.

 

e) Correta. DISLALIA consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os. MUSSITAÇÃO é a expressão da linguagem em voz muito baixa; o enfermo movimenta os lábios de maneira automática, produzindo murmúrio ou som confuso. Como podemos ver, são sintomas apresentados por Joana, portanto, esta será nossa resposta.

 


Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=204

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *