Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

João observou um objeto em cima da mesa, porém teve dificuldade de identificar que era um pente. Ao ser questionado sobre o que enxergava, ele não conseguiu nomear adequadamente o objeto, indicando apenas que via uma linha e alguns traços. 

Esse exemplo caracteriza um déficit de 

Resposta:

A alternativa correta é letra C) percepção, denominada agnosia visual.


 

João observou um objeto em cima da mesa, porém teve dificuldade de identificar que era um pente. Ao ser questionado sobre o que enxergava, ele não conseguiu nomear adequadamente o objeto, indicando apenas que via uma linha e alguns traços.

Esse exemplo caracteriza um déficit de


 

A incapacidade em nomear o objeto visualizado apresentada por João, reflete um caso de déficit de percepção denominado Agnosia visual. Segundo Sadock & Cols., (2017, p. 6):

 

Agnosia visual associativa é a incapacidade de nomear ou utilizar objetos apesar da capacidade de desenhá-los. É causada por lesões occipitotemporais mediais bilaterais e pode ocorrer em conjunto com outros comprometimentos visuais.”

 

Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

 

a)  percepção, denominada protanopia. (Alternativa Incorreta. A protanopia é um déficit relacionado ao daltonismo, sendo denominado como provavelmente o tipo mais comum. Essa disfunção pode ser verificada, quando um indivíduo, por exemplo, não consegue identificar tons vermelhos e matizes derivadas dessa cor.)


b)  memória, denominada semântica. (Alternativa Incorreta. Segundo Wilson, 2011, p. 25

“A memória para o conhecimento geral, tal como fatos, significados de palavras, aparência de objetos ou cor das coisas, é conhecida como memória semântica”.

Exemplos de déficit neste tipo de memória podem ser observados em casos de Alzheimer.)


c)  percepção, denominada agnosia visual. (Alternativa CORRETA, segundo comentário destacado por literatura especializada.)


d)  sensação e percepção de figura e fundo. (Alternativa Incorreta. Segundo de Oliveira & Junior, 2013, p. 45

“As experiências conhecidas como figura-e-fundo mostram que não se tem sensações parciais, mas percepções globais de uma forma ou de uma estrutura. Nelas se percebem totalidades e a percepção varia de acordo com o quê se percebe, figura ou fundo.”)


e)  percepção, denominada aquinetopsia. (Alternativa Incorreta. Segundo Eysenck, 2017, p. 44-45

“Aquinetopsia é uma condição na qual objetos estacionários são percebidos quase normalmente, mas a percepção de movimento é bastante deficiente [...] S. A. Cooper e colaboradores (2012) relataram o caso de uma mulher de 61 anos com aquinetopsia. Ela percebia os objetos estáticos normalmente, mas movimentos suaves das pessoas eram vistos como “quadros congelados”. Pessoas próximas à abertura da porta de um trem pareciam “se mover em câmera lenta”. )

_________________

Fontes consultadas:

 

Sadock, B. J; Sadock, V. A; Ruiz, P. (2017). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica, 11 ed. Porto Alegre: Artmed.

 

Wilson, B. A. (2011). Reabilitação da memória: integrando teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.

 

de Oliveira, A. O., & Junior, C. A. M. (2013). Estudo teórico sobre percepção na filosofia e nas neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana5(2).

 

Eysenck, M. W. Manual de psicologia cognitiva. 7. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *