Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.

Vejamos o trecho que justifica a escolha pela ALTERNATIVA B:

 

b) Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.

 

Justificativa:

"A integridade da modulação sensorial permite que o sistema nervoso responda a alguns estímulos, ignore outros, possibilitando uma resposta adaptativa adequada para cada situação. Segundo Dunn e Bennett, crianças com TDAH podem não receber e nem processar adequadamente as informações sensoriais, apresentando, consequentemente, dificuldades em gerar respostas apropriadas em casa, na escola e na comunidade."

Erros das demais opções:

 

a) O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.


c) Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.


d) É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.


e) A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.

 

 

Fonte: SHIMIZU, Vitoria et al. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão da literatura, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *