Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Julgue o item que se segue, acerca das neuroses segundo Freud e Lacan.  

A clínica da neurose obsessiva – ideia desenvolvida por Freud – focaliza como os elementos do desejo se estruturam, especialmente em relação à demanda do outro.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: Errado

  

Errado. A estrutura clínica da neurose obsessiva focaliza, sim, como os elementos do desejo se estruturam, mas especialmente em relação às próprias demandas do sujeito.

 

“Na neurose, mais especificamente na neurose obsessiva, temos o sujeito distante do desejo, distância esta relacionada à sensação de prazer que foi recalcada, que se tornou inconsciente. Esse distanciamento acaba transformando-se em impossibilidade de reconhecimento devido à força do afeto de desprazer que a sua presença acarreta. Assim, como em toda teoria psicanalítica, também na neurose obsessiva, o desejo é o centro de seu estudo e de sua prática.”

 

A neurose obsessiva surge, como as outras estruturas, da resolução do complexo de édipo. As consequências dessa formação dão origem às características da neurose obsessiva, as obsessões e compulsões:

 

Zwangsneurose é o termo usado por Freud para designar a neurose obsessiva. Zwang designa um constrangimento interno, uma força interna imperativa, a compulsão. Não foi sem razão que Freud usou essa designação para essa modalidade de neurose, pois ela aponta para uma de suas principais características: o constrangimento interno, seja constrangimento a pensar (as obsessões), seja constrangimento a agir.

De origem inconsciente e difícil de controlar, esse constrangimento interno leva o ego a se colocar repetitivamente em situações que não fazem sentido para ele, pois a não realização dessas imposições compulsivas é fonte de intensa e crescente angústia. Portanto, encontramos o mundo interno do neurótico obsessivo às voltas com a irrupção de uma força pulsional excessiva, o sujeito procurando fazer frente a ela por meio da construção de um compulsivo aparato defensivo.”

 

Essas consequências se dão devido ao fato de que o recalque dos desejos originais, de destruição do pai e sedução da mãe, é frágil, levando ao esforço do indivíduo para impedir que esses impulsos destrutivos retornem:

 

“A força da pulsão recalcada é vivida como tentação perigosa contra a qual o ego deve defender-se, cercando-se de medidas de proteção tais como os cerimoniais neuróticos.

Neste caso, o ego vê-se constantemente sob a ameaça do fracasso do recalque, o que dele exige esforço intenso e, ao mesmo tempo, constante para impedir tal emergência, processo que implica significativo dispêndio de energia. As medidas de proteção tendem a tornarem-se insuficientes contra a tentação, resultando, então, nas proibições que visam manter à distância as situações que podem dar origem a tentações.

À primeira vista, os cerimoniais neuróticos consistem em meras formalidades destituídas de sentido. Porém são sempre executados como se o sujeito tivesse de obedecer a leis secretas que não podem ser desrespeitadas, o que gera intensa angústia em função da expectativa permanente de punição que assola o sujeito e advém do sentimento inconsciente de culpa.”

 

Assim, a partir dos elementos apresentados, verificamos que a clínica da neurose obsessiva focaliza como os elementos do desejo se estruturam, em relação às demandas do próprio sujeito.

Este item está, então, Errado.

 

Referência

Farias, Camila Peixoto, & Cardoso, Marta Rezende. (2013). Compulsão e domínio na neurose obsessiva: a marca do pulsional. Psicologia Clínica25(1), 117-128. Recuperado em 04 de agosto de 2020, de  http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100008&lng=pt&tlng=pt.

http://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/viewFile/5219/3753

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *