Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as proposições e marque a opção CORRETA.

I. Anorexia nervosa é um dos principais transtornos alimentares, cuja maior característica é a perda de peso de uma forma intensa a custo de dietas extremamente rígidas, chegando-se a ficar com fome por horas, em uma busca sem limites pela magreza excessiva. No grego, o nome anorexia quer dizer an (ausência) norexis (apetite), o que pode significar aversão à comida e ao alimento, enjoo ou inapetência. A ausência da prática de indução ao vômito é a principal característica que a diferencia da bulimia nervosa.

II. Transtornos alimentares (TA) são doenças mentais que afetam particularmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, podendo levar tanto a prejuízos psicológicos quanto sociais e estão relacionados ao aumento de morbidade e mortalidade. Podem atingir pessoas de todas as classes sociais, raças, graus de escolaridade e sexo. Anorexia e bulimia são suas expressões mais graves e estão associadas a quadros clínicos de desnutrição, com alterações metabólicas, gastrintestinais, endócrinas e renais.

III. Na maioria dos casos, o perfil dos pacientes com transtornos alimentares (TA) são adolescentes do sexo feminino, caucasianas, e alto nível socioeconômico e cultural. Entretanto, no cenário contemporâneo, o diagnóstico também é dado para menores do sexo masculino, raça negra, pré-adolescentes, em pacientes com nível sócio econômico e cultural baixo, com idades entre 12 e 25 anos. Os TA mais comuns são a anorexia nervosa (AN) e bulimia nervosa (BN). Ambas possuem causas multifatoriais, relacionadas com um somatório de fatores biológicos, psíquicos, sociais, familiares e ambientais.

IV. Quanto à bulimia nervosa, o início da patologia é mais tardio que o da anorexia, ocorre mais no final da adolescência, entrando no início da vida adulta, sendo um transtorno alimentar de maior prevalência. A bulimia é caracterizada por ser rápida e com grande ingestão de comida gerando na pessoa uma sensação de perda do controle do tanto de alimentos que ingere, fazendo com que o adolescente afetado pratique métodos inadequados para o emagrecimento rápido, tais como, vômito induzido, uso de medicamentos pra emagrecimento rápido sem uma orientação médica, dietas e exercícios físicos inadequados e drogas.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

Leia as proposições e marque a opção CORRETA.

 

I. Anorexia nervosa é um dos principais transtornos alimentares, cuja maior característica é a perda de peso de uma forma intensa a custo de dietas extremamente rígidas, chegando-se a ficar com fome por horas, em uma busca sem limites pela magreza excessiva. No grego, o nome anorexia quer dizer an (ausência) norexis (apetite), o que pode significar aversão à comida e ao alimento, enjoo ou inapetência. A ausência da prática de indução ao vômito é a principal característica que a diferencia da bulimia nervosa.

 Errado. A anorexia nervosa pode ser do tipo purgativo, que também envolve indução ao vômito. A diferença principal entre anorexia e bulimia é que aqueles indivíduos com bulimia nervosa mantêm um peso corporal igual ou acima da faixa mínima normal.

 

 Certo! Esses são dados corretos sobre os TA.

 

Certo!

 “Com a promoção de um ideal corporal de magreza pela cultura ocidental, observa-se um número expressivo de pessoas insatisfeitas com a forma e o peso de seu corpo. Desde a última década é crescente o número de pesquisas na área da saúde, principalmente devido ao aumento da incidência de transtornos alimentares (TAs) (Gonçalves & Martínez, 2014).

Na maioria dos casos, o perfil dos pacientes com TAs são adolescentes do sexo feminino, caucasianas, e alto nível socioeconômico-cultural. Entretanto, no cenário contemporâneo, o diagnóstico também é dado para menores do sexo masculino, raça negra, pré-adolescentes, em pacientes com nível sócio econômico-cultural baixo, com idades entre 12 e 25 anos (Ludewig, Rech, Halpern, Zanol, & Frata, 2017). Os TAs mais comuns são a Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN). Ambas possuem causas multifatoriais, relacionadas com um somatório de fatores biológicos, psíquicos, sociais, familiares e ambientais (Hercowitz, 2015).

A incidência dos TAs tem aumentado nas últimas décadas, sendo mais observados nos países ocidentais. Estudo com 10.123 adolescentes entre 13 e 18 anos mostrou prevalência de 0,3% de AN e 0,9% de BN na amostra (Swanson, Crow, Le Grange, Swendsen, & Merikangas, 2011). É um transtorno predominantemente feminino, com uma proporção em adolescentes de 3 mulheres para cada homem (3:1). No Brasil a prevalência é de 1,1% a 4,2% da população (Hercowitz, 2015). O aumento de casos registrados, suas consequências para a saúde física e mental e o alto índice de suicídios entre seus portadores têm chamado a atenção dos profissionais de saúde, que procuram entender sua etiologia e aperfeiçoar seu tratamento.

 

Certo! Esses são dados corretos sobre a bulimia.

 

Assim, apenas II, III e IV estão corretas

Gabarito Letra C

 

Fonte: Mazzaia, Maria Cristina e Santos, Romayne Mirelle CruzFatores de risco para transtornos alimentares em graduandos de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2018, v. 31, n. 5 [Acessado 5 Setembro 2022] , pp. 456-462

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *