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Leia o caso abaixo extraído de Camargo, Bolognani, e Zuccolo (2014)

 

“Por exemplo, tomemos o caso de um jovem de 17 anos encaminhado pela escola devido a mudanças no comportamento há três meses. Ele sofrera TCE há seis anos, ficando em coma portrês meses, recobrando a consciência com déficits graves. Esteve em reabilitação continua, mas jamais recobrou movimentação independente (em parte devido a ataxia grave), nem a memória para novas informações. Porém, seu comportamento social e afetivo continuou apropriado, mantendo as características previas ao acidente de ser bem-humorado,

piadista, um “ator”. Ele ficou estável até dois meses antes do referimento, quando os professores notaram que, quando não falavam diretamente com ele, gesticulava, tinha solilóquios, ria sem motivo, tinha reações agressivas e sarcásticas, e masturbava-se em público”. (CAMARGO, BOLOGNANI, ZUCCOLO, 2014, p. 84)

 

Para este caso, assinale a alternativa que exemplifica uma possibilidade adequada de atuação do neuropsicólogo.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Avaliação neuropsicológica diagnóstico diferencial

Gabarito Letra A

 

“Por exemplo, tomemos o caso de um jovem de 17 anos encaminhado pela escola devido a mudanças no comportamento há três meses. Ele sofrera TCE há seis anos, ficando em coma portrês meses, recobrando a consciência com déficits graves. Esteve em reabilitação continua, mas jamais recobrou movimentação independente (em parte devido a ataxia grave), nem a memória para novas informações. Porém, seu comportamento social e afetivo continuou apropriado, mantendo as características previas ao acidente de ser bem-humorado,

piadista, um “ator”. Ele ficou estável até dois meses antes do referimento, quando os professores notaram que, quando não falavam diretamente com ele, gesticulava, tinha solilóquios, ria sem motivo, tinha reações agressivas e sarcásticas, e masturbava-se em público”. (CAMARGO, BOLOGNANI, ZUCCOLO, 2014, p. 84)

 

Para este caso, assinale a alternativa que exemplifica uma possibilidade adequada de atuação do neuropsicólogo.

a) Avaliação neuropsicológica diagnóstico diferencial

b) Avaliação de personalidade, comportamentos e sintomas contemplados pela reabilitação

c) Reavaliação neuropsicológica para novo protocolo de reabilitação, com foco na memória e controle inibitório

d) Retomar a avaliação neuropsicológica anterior do paciente e compor uma bateria de atividades para recuperar os déficits

e) Treinamento de habilidades sociais, já que os demais déficits foram trabalhados e os sintomas atuais são novos

 

Nesse caso, é necessário que o neuropsicólogo realize uma avaliação neuropsicológica e estabeleça o diagnóstico diferencial:

“Pela própria natureza das patologias e do impacto que elas podem causar, as condições nas quais ocorreram prejuízos ou modificações cognitivas, afetivas e sociais, devido a eventos que atingiram primária ou secundariamente o SNC, são as que demandam avaliação neuropsicológica (ANP) com mais frequência. Nessa categoria estão incluídos traumatismos craniencefálicos (TCEs), tumores cerebrais (Tus), epilepsias, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), demências, distúrbios tóxicos, doenças endócrinas ou distúrbios metabólicos, deficiências vitamínicas e outros. (...)

Em TCEs, há os casos em que as sequelas não são aparentes, mas o indivíduo não consegue mais retomar a escola, o trabalho ou a vida social no nível prévio. Em vários desses casos, os exames neurorradiológicos podem não mostrar anormalidades significativas, presentes, entretanto, nas avaliações neuropsicológicas (Ponsford, 1995).

Outra indicação em TCE ocorre quando as sequelas são visíveis, mas há necessidade de que sejam estabelecidas mudanças na vida da pessoa (acadêmicas ou ocupacionais), tendo em vista que ela não poderá mais se desincumbir no nível prévio, seja no período imediato após o evento ou em longo prazo. A avaliação neuropsicológica também é indicada quando há deterioração mental ou comportamental após um período de estabilidade, ou quando há mudanças no comportamento e aparecimento de quadro psicótico. (...)

Nesse caso, o diagnóstico diferencial entre demência, psicose ou outros se impunha, além de se fazer necessária uma orientação para a família e para a escola quanto aos passos seguintes a serem tomados, bem como o fornecimento de um plano para o tratamento. O exame mostrou comprometimento grave do nível de alerta e da atenção como déficits primários, comprometendo o comportamento e as funções remanescentes, sendo levantada hipótese de possível hidrocefalia, tendo em vista os indícios de alterações na neurodinâmica corticossubcortical.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Camargo, Candida Helena Pires de; Bolognani, Silvia Adriana Prado; Zuccolo, Pedro Fonseca. O exame neuropsicológico e os diferentes contextos de aplicação. In: Fuentes, Daniel; Malloy-Diniz, Leandro Fernandes; Camargo, Candida Helena Pires; Cosenza, Ramon M. (orgs). Neuropsicologia - Teoria e Prática [2ed.]. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2014. p.77-92.

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