Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto a seguir.

eu me machuquei hoje
I hurt myself today

Para ver se ainda sinto
To see if I still feel

Eu me concentro na dor
I focus on the pain

A única coisa que é real
The only thing that’s real

Disponível em: <https://www.letras.mus.br/johnny-cash/75804/traducao.html>.

Acesso em: 10 nov. 2023.

O que é autolesão não suicida, por que ela ocorre e qual é o seu principal grupo de risco?

Resposta:

A alternativa correta é letra D) As autolesões não suicidas são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. São tentativas de transformar uma dor emocional em física e seu principal grupo de risco são os adolescentes.

 

O que é autolesão não suicida, por que ela ocorre e qual é o seu principal grupo de risco?

 

A questão está baseada no texto abaixo:

 

"As chamadas autolesões não suicidas (ALNS) são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. O problema é bastante comum entre os adolescentes, que provocam dano superficial a seus corpos, como cortes, por exemplo. As ações, contam as pesquisadoras, são tentativas de transformar uma dor emocional em física."

 

Fonte: "Como ajudar jovens que sofrem com autolesão?" (Ferro)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  As autolesões não suicidas são modificações corporais que envolvem desde tatuagens e piercings até escarificações e procedimentos cirúrgicos. São tentativas de adequar a imagem corporal ao ideal de corpo imaginado e seu principal grupo de risco são jovens participantes de cenários culturais alternativos.
 

b)  As autolesões não suicidas são machucados e ferimentos que aparentam ser acidentais ou não intencionais, mas que por sua recorrência, causam preocupação em relação à saúde mental. Ocorrem devido aos estágios avançados de depressão e seu principal grupo de risco são pessoas idosas.


c)  As autolesões não suicidas são consequências de tentativas fracassadas de autoextermínio que deixam sequelas físicas e emocionais graves. Ocorrem devido à imperícia ou indecisões no ato suicida e seu principal grupo de risco são jovens adultos.
 

d)  As autolesões não suicidas são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. São tentativas de transformar uma dor emocional em física e seu principal grupo de risco são os adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *