Levando em conta os fatores de risco e prognóstico do transtorno de ansiedade social segundo o DSM-5, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os traços subjacentes que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social incluem inibição comportamental e medo de avaliação negativa.
( ) Não existe um papel causal dos maus-tratos na infância ou outra adversidade psicossocial com início precoce no desenvolvimento do transtorno de ansiedade social. Contudo, maus-tratos e adversidades na infância são fatores de risco para o transtorno.
( ) Os traços que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social, como inibição comportamental, não são influenciados pela genética.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – V – V.
- B) F – V – F.
- C) F – F – V.
- D) V – F – V.
- E) V – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V – V – F.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Fatores de Risco e Prognóstico
Temperamentais. Os traços subjacentes que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social incluem inibição comportamental e medo de avaliação negativa.
Ambientais. Não existe um papel causal dos maus-tratos na infância ou outra adversidade psicossocial com início precoce no desenvolvimento lo transtorno de ansiedade social. Contudo, maus-tratos e adversidades na infância são fatores de risco para o transtorno.
Genéticos e fisiológicos. Os traços que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social, como inibição comportamental, são fortemente influenciados pela genética. Essa influência está sujeita à interação gene-ambiente; ou seja, crianças com alta inibição comportamental são mais suscetíveis às influências ambientais, tais como um modelo socialmente ansioso por parte dos pais. Além disso, 0 transtorno de ansiedade social pode ser herdado (embora a ansiedade do tipo somente desempenho seja menos). Parentes de primeiro grau têm uma chance 2 a 6 vezes maior de ter 0 transtorno, e a propensão a ele envolve a interação de fatores específicos (p. ex., medo de avaliação negativa) e fatores genéticos não específicos (p. ex., neuroticismo)."
Fonte: DSM-V
Com isso, é possível identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.
( V ) Os traços subjacentes que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social incluem inibição comportamental e medo de avaliação negativa.
( V ) Não existe um papel causal dos maus-tratos na infância ou outra adversidade psicossocial com início precoce no desenvolvimento do transtorno de ansiedade social. Contudo, maus-tratos e adversidades na infância são fatores de risco para o transtorno.
( F ) Os traços que predispõem os indivíduos ao transtorno de ansiedade social, como inibição comportamental, não são influenciados pela genética.
Portanto, a sequência ficou V V F. Encontramos a resposta na Letra E.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F – V – V.
b) F – V – F.
c) F – F – V.
d) V – F – V.
e) V – V – F.
Deixe um comentário