Literatura na área da violência doméstica aponta que por consequências psicológicas mais proeminentes da violência intrafamiliar tem-se os transtornos
- A) borderline e mania.
- B) de estresse pós-traumático e depressão.
- C) antissocial e histeria.
- D) obssessivo-compulsivo e de persecutoriedade.
- E) paranoide e comportamento evitativo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) de estresse pós-traumático e depressão.
Cada tipo de violência gera, segundo Kashani e Allan (1998), prejuízos nas esferas do desenvolvimento físico, cognitivo, social, moral, emocional ou afetivo. As manifestações físicas da violência podem ser agudas, como as inflamações, contusões, hematomas, ou crônicas, deixando sequelas para toda a vida, como as limitações no movimento motor, traumatismos, a instalação de deficiências físicas, entre outras.
Os sintomas psicológicos freqüentemente encontrados em vítimas de violência doméstica são: insônia, pesadelos, falta de concentração, irritabilidade, falta de apetite, e até o aparecimento de sérios problemas como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, além de comportamentos auto-destrutivos, como o uso de álcool e drogas, ou mesmo tentativas de suicídio (KASHANI; ALLAN, 1998).
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Os transtornos Borderline e mania não são citados como consequências psicológicas da violência doméstica.
b) Correta. Conforme o artigo exposto, os sintomas psicológicos mais proeminentes da violência doméstica são os transtornos de estresse pós traumático e depressão, dentre outros.
c) Incorreta. Transtorno de personalidade antissocial e mania não são citados como relacionados com a violência doméstica.
d) Incorreta. TOC e persecutoriedade não são sintomas psicológicos associados à violência intrafamiliar.
e) Incorreta. Os transtornos paranoide e comportamento evitativo também não são consequências psicológicas da violência doméstica.
Fonte: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/152.pdf
Deixe um comentário