Marque a alternativa CORRETA.
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 438), em sentido mais estrito, esse transtorno designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), esse termo está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas. Cabe acentuar que esse termo é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.
A qual disfunção do aprendizado o texto se refere?
- A) Disortografia.
- B) Dislexia.
- C) Disgrafia.
- D) Disartria.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Dislexia.
A qual disfunção do aprendizado o texto se refere?
A questão está baseada no texto abaixo:
"Dislexia
O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo "dislexia" designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), 0 termo 'dislexia' está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Cabe acentuar que 0 termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.
A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis. Entretanto, os mecanismos genéticos parecem ser extremamente complexos e dependem de muitos genes de efeito reduzido e somatório (Snowling; Melby-Lerväg, 2016).
(...)
Disartria
É a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido a fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (Haerer, 1992)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
Observação: Dalgalarrondo não descreve a disortografia e nem a disgrafia.
a) Disortografia.
b) Dislexia.
c) Disgrafia.
d) Disartria.
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