Na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 são consideradas diretrizes diagnósticas para o transtorno de ansiedade generalizada que o paciente deve ter sintomas primários de ansiedade na maioria dos dias por pelo menos várias semanas e usualmente por vários meses. Esses sintomas devem usualmente envolver elementos de apreensão; tensão motora e hiperatividade
- A) autonômica.
- B) distônica.
- C) automática.
- D) suprimida.
- E) encefálica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) autonômica.
F 41.1 Transtorno de Ansiedade Generalizada
O aspecto essencial é a ansiedade, generalizada e persistente, mas não restrita ou mesmo fortemente predominante em quaisquer circunstâncias ambientais em particular (isto é, ela é “livremente flutuante”). Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas dominantes são altamente variáveis, mas queixas de sentimentos contínuos de nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, sensação de cabeça leve, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico são comuns.
O paciente deve ter sintomas primários de ansiedade na maioria dos dias por pelo menos várias semanas e usualmente por vários meses.
Esses sintomas devem usualmente envolver elementos de:
a) Apreensão
Preocupações sobre desgraças futuras, sentir-se “no limite”, dificuldade de concentração, etc;
b) Tensão motora
Movimentação inquieta, cefaléias tensionais, tremores, incapacidade de relaxar;
c) Hiperatividade autonômica
Sensação de cabeça leve, sudorese, taquicardia ou taquipnéia, desconforto epigátrico, tonturas, boca seca, etc;
De acordo com a CID-10, os sintomas de ansiedade generalizada devem usualmente envolver elementos de apreensão, tensão motora e hiperatividade autonômica.
No restante das alternativas foram apresentados termos que não estabelecem relação com a hiperatividade na ansiedade generalizada.
Fonte: Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10
Deixe um comentário