Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na página do Ministério da Saúde há informações a respeito da prevenção ao suicídio, entendido como um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações (cf.: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio).


Sabendo que esse fenômeno pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e identidades de gênero, é INCORRETO afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais relativas ao suicídio podem ser interpretadas como ameaças ou chantagens emocionais, não se apresentando como avisos de alerta para um risco real.

Gabarito Letra C

 

Sabendo que esse fenômeno pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e identidades de gênero, é INCORRETO afirmar que
 

a)  não há uma receita para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se ela tem algum tipo de tendência suicida.

Certo! Essa informação está na página do ministério da saúde indicada pela questão:

“Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente. Não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida.”


b)  pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atender telefonemas, reduzir interações nas redes sociais e ficar em casa ou fechadas em seus quartos; o isolamento é um sinal de alerta importante.

Certo! O isolamento é um fator relevante a ser considerado.

“As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.


c)  o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais relativas ao suicídio podem ser interpretadas como ameaças ou chantagens emocionais, não se apresentando como avisos de alerta para um risco real.

Errado! Essas mudanças de conduta não devem ser desconsideradas, pois são um sinal de alerta:

O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.

Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.”


d)  há alguns fatores que vulnerabilizam, ainda que não possam ser considerados como determinantes para o suicídio. São eles, dentre outros: exposição ao agrotóxico, perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Certo! O ministério da saúde apresenta também outros fatores que devem ser considerados:

“Exposição ao agrotóxico, perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, agressões psicológicas e/ou físicas, sofrimento no trabalho, diminuição ou ausência de autocuidado, conflitos familiares, perda de um ente querido, doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes, entre outros podem ser fatores que vulnerabilizam, ainda que não possam ser considerados como determinantes para o suicídio. Sendo assim, devem ser levados em consideração se o indivíduo apresenta outros sinais de alerta para o suicídio.”

 

Dessa forma, a alternativa incorreta é a Letra C

 

Referência

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir. Disponível em: < http://saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio> Acesso em 23 de dezembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *