Não é um dos sintomas da esquizofrenia:
- A) Alucinações visuais.
- B) Alteração no contato com a realidade.
- C) Paranoia.
- D) Tom de voz baixo e pausado.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Tom de voz baixo e pausado.
Gabarito Letra D
Não é um dos sintomas da esquizofrenia:
a) Alucinações visuais.
b) Alteração no contato com a realidade.
c) Paranoia.
d) Tom de voz baixo e pausado.
A esquizofrenia envolve sintomas de alteração no contato com a realidade, que podem se expressar por alucinações visuais e paranoia, por exemplo. Tom de voz baixo e pausado, no entanto, não pode ser considerado um sintoma de esquizofrenia.
“Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum sintoma é patognomônico do transtorno. O diagnóstico envolve o reconhecimento de um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado. Indivíduos com o transtorno apresentarão variações substanciais na maior parte das características, uma vez que a esquizofrenia é uma síndrome clínica heterogênea. Pelo menos dois sintomas do Critério A devem estar presentes durante parte significativa do tempo em um mês ou mais. Pelo menos um desses sintomas deve ser a presença clara de delírios (Critério A1), alucinações (Critério A2) ou discurso desorganizado (Critério A3). Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico (Critério A4) e sintomas negativos (Critério A5) podem também estar presentes. Nas situações em que ocorre remissão dos sintomas da fase ativa em um mês em resposta ao tratamento, o Critério A ainda é satisfeito se o médico avalia que eles teriam persistido na ausência de tratamento.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2020

Deixe um comentário