Continua após a publicidade..
Nas síndromes esquizofrênicas são muito comuns o pensamento desorganizado, os comportamentos bizarros e a perda do contato com a realidade, sendo também frequentes os sintomas paranoides como delírios e alucinações, os quais se diferenciam entre si devido ao fato de:
- A) o delírio possuir caráter marcadamente ideativo, ou seja, a pessoa elabora interpretações extraordinárias acerca dos fatos e sensações, enquanto a alucinação refere-se às vivências sensoriais bizarras sem ligação com a realidade.
- B) o delírio ocorrer quando a pessoa está em estado alterado de consciência e poder ser observado nos quadros de desorientação espacial e temporal, enquanto a alucinação ocorre nos casos de uso de substâncias entorpecentes as quais alteram a percepção dos fatos, tal como ocorre com os usuários de drogas pesadas.
- C) o delírio estar relacionado a ideias de grandeza, nas quais o delirante se descreve como possuidor de poderes sobrenaturais, enquanto na alucinação o indivíduo se sente fragilizado e exposto a algum tipo de ameaça a sua integridade física.
- D) o delírio se referir às interpretações equivocadas das próprias percepções sensoriais corporais, enquanto a alucinação se refere às interpretações fantásticas e irreais dos fenômenos visuais e auditivos.
- E) o delírio ocorrer nos casos de doenças graves em que o paciente passa a fazer verbalizações sem sentido, enquanto a alucinação ocorre independentemente do paciente estar passando por uma doença grave.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
Alternativa A) o delírio possui caráter marcadamente ideativo, ou seja, a pessoa elabora interpretações extraordinárias acerca dos fatos e sensações, enquanto a alucinação refere-se às vivências sensoriais bizarras sem ligação com a realidade.
Nas síndromes esquizofrênicas, o pensamento desorganizado, os comportamentos bizarros e a perda do contato com a realidade são comuns. Os sintomas paranoides, como delírios e alucinações, são distintos entre si. Delírio se refere a interpretações equivocadas das próprias percepções sensoriais corporais, enquanto alucinação se refere a interpretações fantásticas e irreais dos fenômenos visuais e auditivos.
Deixe um comentário