Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No âmbito da organização neuropsicológica da aprendizagem humana, segundo o protocolo Luria, o cérebro é composto por 3 unidades básicas de um sistema funcional que coordena essas áreas em interação no cérebro, buscando desenvolver comportamentos ou condutas, a partir da adaptação ou da aprendizagem em si. Com base nessa compreensão, é correto afirmar que a primeira unidade básica do cérebro corresponde à área de

Resposta:

A alternativa correta é letra D) alerta e atenção, com funções de vigilância, a partir da ativação do tônus e da postura, de sobrevivência, de alerta cortical e de filtragem e integração de sensações.

 

No âmbito da organização neuropsicológica da aprendizagem humana, segundo o protocolo Luria, o cérebro é composto por 3 unidades básicas de um sistema funcional que coordena essas áreas em interação no cérebro, buscando desenvolver comportamentos ou condutas, a partir da adaptação ou da aprendizagem em si. Com base nessa compreensão, é correto afirmar que a primeira unidade básica do cérebro corresponde à área de

 

Veja mais sobre as unidades funcionais básicas definidas por Luria:

 

"No processo de organização mental, Luria (1981) evidencia o trabalho de três unidades funcionais básicas que subsidiam todas as performances da atividade mental. A primeira unidade funcional regula o tônus, a vigília e o estado mental. Para receber, selecionar e verificar informações, o indivíduo necessita de uma disposição de vigília favorável, bem como da otimização do desempenho do tônus cortical, para organizar a ação.

 

Esta primeira unidade funcional, ligada à atenção e ao alerta, é composta pela medula, o cerebelo, o tronco cerebral, o tálamo e o sistema límbico. Também conta com uma estrutura cerebral constituída por uma rede de neurônios, nomeada de formação reticular, composta por conexões que “são responsáveis pela modelação do alerta cortical, pelas funções de sobrevivência, pela vigilância tônico-postural e pela filtragem e integração dos inputs sensoriais” (FONSECA, 2008, p. 432). O autor ainda destaca que, sem essa unidade, o cérebro não estaria hábil para filtrar informações, coordenar a atenção e emitir repostas frente aos estímulos.

(...)

 

A segunda unidade funcional se caracteriza pela recepção, análise e armazenamento das informações. Está localizada nas regiões laterais do neocórtex, abrangendo regiões da visão, audição e sensorial geral, constituída por áreas primárias, secundárias e terciárias. As áreas primárias são responsáveis pela recepção sensorial. As áreas secundárias são incumbidas da síntese, retenção, análise e integração de informações intrasensoriais específicas colhidas das áreas primárias. As áreas terciárias são localizadas no lobo parietal dos hemisférios direito e esquerdo, sendo encarregadas da integração sensorial, que engloba a interação entre duas ou mais modalidades sensoriais distintas (FONSECA, 2008). Esta unidade funcional é encarregada de subsidiar condições operantes para executar alguma prática intelectual (LURIA, 1981).

 

A terceira unidade funcional, localizada no lobo frontal, forma um conjunto que organiza, programa e verifica toda a atuação de uma ação intelectual. Também é constituída de áreas primárias, secundárias e terciárias. No entanto, estas realizam um caminho contrário, ou seja, as áreas terciárias, chamadas de pré-frontais, tem a responsabilidade do planejamento e intencionalidade de ação; as áreas secundárias cumprem o papel de coordenar os movimentos, deixando-os harmônicos; enquanto a área primária, relaciona-se ao movimento de cada parte específica do corpo (LURIA, 1981)."

 

Fonte: "O brincar na perspectiva da neuroaprendizagem" (Barbosa e Garcia)

 

Com isso, encontramos a alternativa relacionada à primeira unidade funcional na Letra D.

 

a)  execução motora, planificação e avaliação, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.
 

b)  recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de executar atos micro, macro, oro e grafomotores.


c)  alerta e atenção, com funções de recepção sensorial, de conexão entre corpo e órgãos sensoriais e início da integração cortical.


d)  alerta e atenção, com funções de vigilância, a partir da ativação do tônus e da postura, de sobrevivência, de alerta cortical e de filtragem e integração de sensações.


e) recepção, codificação, integração e processamento sensorial, com funções de recepção sensorial, sequencialização sensorial e simultaneidade entre sensações provenientes de diferentes outputs sensoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *