No âmbito da psicopatologia, existem alguns transtornos nomeados de transtornos de ansiedade. Um deles se caracteriza por envolver breves períodos de ansiedade espontânea excepcionalmente intensa, que vão e vêm subitamente, via de regra durando apenas alguns minutos, com ocorrência imprevisível.
Considerando a descrição clínica apresentada, assinale a alternativa que corresponde à denominação do referido transtorno.
- A) Transtorno de estresse pós-traumático.
- B) Transtorno de ansiedade generalizada.
- C) Agorafobia.
- D) Transtorno de estresse agudo.
- E) Transtorno de pânico.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Transtorno de pânico.
Análise das alternativas:
a) Transtorno de estresse pós-traumático.
INCORRETA. O transtorno de estresse pós-traumático constitui uma resposta retardada ou protraída a uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, e que provocaria sintomas evidentes de perturbação na maioria dos indivíduos.
b) Transtorno de ansiedade generalizada.
INCORRETA. O transtorno de ansiedade generalizada engloba sintomas de ansiedade persistente que não ocorrem exclusivamente nem mesmo de modo preferencial numa situação determinada. Os sintomas essenciais são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.
c) Agorafobia.
INCORRETA. A agorafobia é a ansiedade ou esquiva a locais ou situações das quais poderia ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou nas quais o auxílio poderia não estar disponível, no caso de ter um ataque de pânico ou sintomas tipo pânico.
d) Transtorno de estresse agudo.
INCORRETA. A característica essencial do Transtorno de Estresse Agudo é o desenvolvimento de uma ansiedade característica, sintomas dissociativos e outros, que ocorrem dentro de 1 mês após a exposição a um estressor traumático extremo.
e) Transtorno de pânico.
CORRETA. A característica essencial do transtorno de pânico são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade, além de medo de morrer, perder o controle ou ficar louco. Está de acordo com a descrição da questão e, portanto, será nossa resposta.
Deixe um comentário