No ano de 2014, o país assistiu estarrecido às revelações sobre a trama que resultou na morte do menino Bernardo Boldrini.
“A promotora de justiça Dinamárcia Maciel relembrou o momento em que Bernardo foi até o Ministério Público pedir para que tirassem sua guarda do pai. (…) Em audiência em 31 de janeiro, no entanto, o pai Leandro entrou em consenso com a Justiça e prometeu dar a Bernardo a chave de casa, um cachorro e outros pedidos, além da promessa de melhorar o ambiente familiar. “Ele disse que ia tentar se reconciliar com o filho. Mas contra psicopatas não há rede de prevenção imune”, salientou Dinamárcia.” (Fonte: g1.globo.com)
São características do transtorno de personalidade antissocial:
- A) a teatralidade nas emoções e a hipersensibilidade às críticas;
- B) a falta de empatia e a superficialidade emocional;
- C) a tendência ao isolamento e a afetividade limitada;
- D) os sentimentos crônicos de vazio e a impulsividade;
- E) as desconfianças infundadas e a falta de remorso.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a falta de empatia e a superficialidade emocional;
Segundo o DSM-V
Indivíduos com transtorno da personalidade antissocial frequentemente carecem de empatia e tendem a ser insensíveis, cínicos e desdenhosos em relação aos sentimentos, direitos e sofrimento dos outros. Podem ter autoconceito inflado e arrogante (p. ex., sentem que o trabalho comum cotidiano está abaixo deles ou carecem de uma preocupação real a respeito dos seus problemas do momento ou a respeito de seu futuro) e podem ser excessivamente opiniáticos, autoconfiantes ou convencidos. Podem exibir um charme desinibido e superficial e podem ser muito volúveis e verbalmente fluentes (p. ex., usar termos técnicos ou jargão que podem impressionar uma pessoa que desconhece o assunto). Falta de empatia, autoapreciação inflada e charme superficial são aspectos que têm sido comumente incluídos em concepções tradicionais da psicopatia.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A teatralidade nas emoções e a hipersensibilidade às críticas são características do transtorno de personalidade Histriônica.
b) Correta. É a opção mais coerente com o transtorno de personalidade Antissocial: características como falta de empatia e superficialidade emocional.
c) Incorreta. Tendência ao isolamento e afetividade limitada são traços do transtorno de personalidade Esquizóide.
d) Incorreta. Sentimentos crônicos de vazio e impulsividade são sintomas do transtorno de personalidade Borderline.
e) Incorreta. Desconfianças infundadas são próprias do transtorno de personalidade Paranóide, porém falta de remorso não se encaixa como uma característica, já que essas pessoas guardam rancores de forma persistente.
Deixe um comentário