No atendimento à paciente X, o psicólogo observou o seguinte quadro: esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado; recorrência de ameaças suicidas e de comportamento automutilante; sentimentos crônicos de vazio; instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor e padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização. Este padrão de vivências e comportamentos é característico do transtorno de personalidade:
- A) borderline;
- B) esquizoide;
- C) paranoide;
- D) narcisista;
- E) bipolar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) borderline;
Análise das alternativas:
a) Correta. A característica essencial do transtorno da personalidade borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos. A descrição de sintomas pelo enunciado refere-se a este transtorno.
b) Incorreta. No transtorno de personalidade esquizoide, há uma indiferença aparente a elogios e críticas; frieza emocional, afetividade distanciada ou embotada; preferência quase invariável por atividades solitárias e falta de amigos íntimos ou de relacionamentos confidentes (ou ter apenas um) e desejo de tais relacionamentos.
c) Incorreta. No transtorno de personalidade paranoide, há uma sensibilidade excessiva a contratempos e rejeições; tendência a guardar rancores persistentemente, isto é, recusa a perdoar insultos e injúrias ou desfeitas; um combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desacordo com a situação real.
d) Incorreta. O indivíduo com transtorno de personalidade narcisista apresenta senso grandioso (e irreal) da importância da sua pessoa. Julga ter talentos especiais, espera ser reconhecido como superior, sem que tenha feito algo concreto para isso. Requer admiração excessiva, não tem empatia pelas pessoas comuns e é frequentemente arrogante.
e) Incorreta. O transtorno bipolar consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e em outras de um rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão).
Deixe um comentário