Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No caso das alterações da consciência, está correto dizer que:

Resposta:

A resposta correta desta questão é letra A) a experiência de quase-morte (EQM) tem a ver com um estado especial de consciência, verificado em pacientes que sofreram isquemia ou outros quadros graves.

Explicação:

As alterações da consciência são fenômenos complexos que podem ocorrer em diversos contextos clínicos. Vamos analisar as afirmativas:

  • Afirmativa A: Correta. A experiência de quase-morte (EQM) é um fenômeno no qual indivíduos relatam sensações de estar fora do corpo, ver luzes brilhantes e encontrar entes queridos falecidos. É frequentemente associada a eventos de parada cardíaca ou respiratória, mas também pode ocorrer em outras situações de risco de vida, como durante cirurgias. Nesses casos, a EQM pode ser considerada um estado especial de consciência.
  • Afirmativa B: Incorreta. Na obnubilação da consciência, o paciente apresenta um estado de confusão mental leve a moderado, não um grau severo de distúrbio.
  • Afirmativa C: Incorreta. O estado crepuscular, também conhecido como estado crepuscular da consciência, é um estado de consciência alterado caracterizado por desorientação, amnésia e comportamento automático, mas não corresponde ao estado de coma, que é um estado de inconsciência profunda.
  • Afirmativa D: Incorreta. O transe religioso e o transe histérico são fenômenos distintos. O transe religioso geralmente está relacionado a práticas espirituais ou rituais religiosos, enquanto o transe histérico está associado a manifestações de transtornos de conversão, como a histeria.
  • Afirmativa E: Incorreta. Nos quadros de delirium, há um distúrbio agudo da consciência, mas geralmente não é observado um rebaixamento severo, e sim flutuações no nível de consciência, associadas a desorientação, alucinações e agitação.

Portanto, a alternativa correta é a letra A), pois a EQM está relacionada a um estado especial de consciência em situações de risco de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *