No curso do processo de adoecimento e até mesmo de internação é comum a evidenciação das defesas psíquicas dos pacientes. Isso se constata pelo fato de o sujeito viver a iminência de perda, com uma angústia própria de aniquilação e que desencadeia em experiências traumáticas, transcritas nos mecanismos de defesa diversos, dos mais primitivos aos secundários. Porém, é importante salientar que tais vivências psíquicas somente são compreensíveis se avaliadas em associação com aspectos biográficos, de personalidade e sociais, sobretudo por envolverem comorbidades em pacientes crônicos. Sobre a depressão como comorbidade psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
- A) É facilmente identificada, devido ao quadro orgânico de uma doença crônica sugerir a ocorrência de um quadro depressivo caracterizado por fadiga, perda de apetite, tristeza, concentração diminuída e perda de interesse em atividades cotidianas.
- B) Embora possua difícil diagnóstico, a depressão enquanto comorbidades somente pode ser compreendida como um quadro de situações de tristeza profunda, com extrema lentidão dos processos psíquicos, anedonia, perda do tônus emocional e inibição psicomotora.
- C) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
- D) É facilmente identificada, devido a interação entre quadro orgânico e psíquico desencadeada pelo quadro crônico, uma vez que os sintomas concentram-se em tristeza profunda, fadiga, perda de apetite, incapacidade na melhora do humor, concentração diminuída e perda de interesse nas atividades rotineiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
Gabarito Letra C
Sobre a depressão como comorbidade psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
a) É facilmente identificada, devido ao quadro orgânico de uma doença crônica sugerir a ocorrência de um quadro depressivo caracterizado por fadiga, perda de apetite, tristeza, concentração diminuída e perda de interesse em atividades cotidianas.
Errado. A depressão pode ter causas orgânicas, mas nem sempre terá. Também pode ser crônica, mas esse seria outro diagnóstico. Além disso, esses sintomas podem aparecer em outros transtornos e portanto, não é facilmente identificada.
b) Embora possua difícil diagnóstico, a depressão enquanto comorbidades somente pode ser compreendida como um quadro de situações de tristeza profunda, com extrema lentidão dos processos psíquicos, anedonia, perda do tônus emocional e inibição psicomotora.
Errado. De fato, a depressão como comorbidade é de difícil diagnóstico, mas vários desses sintomas podem ser devidos à outros transtornos, como por exemplo abstinência de algumas substâncias, só para citar um.
c) Embora de difícil diagnóstico pela sobreposição de sintomas, é identificada pelos sintomas subjetivos como culpabilidade excessiva, vivência punitiva frente a doença, incapacidade de melhora do humor pela expressão de dor emocional intensa, tristeza, desesperança e ideação suicida.
Certo! Esse conjunto de sintomas é característico da depressão, e pode ajudar na identificação da depressão em comorbidade com outros transtornos.
d) É facilmente identificada, devido a interação entre quadro orgânico e psíquico desencadeada pelo quadro crônico, uma vez que os sintomas concentram-se em tristeza profunda, fadiga, perda de apetite, incapacidade na melhora do humor, concentração diminuída e perda de interesse nas atividades rotineiras.
Errado. Como visto, não é facilmente identificada e esses sintomas podem ser característicos também de outros transtornos.
Nosso gabarito é Letra C.

Deixe um comentário