Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No DSM-V, foram introduzidas algumas alterações quanto aos critérios e classificação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) presentes no DSM-IV. O DSM-V

Resposta:

A alternativa correta é letra B) classifica o TDAH como um transtorno de desenvolvimento.

 

No DSM-V, foram introduzidas algumas alterações quanto aos critérios e classificação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) presentes no DSM-IV. O DSM-V

 

Observe os critérios do DSM-V para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade:

 

"A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):


1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:(...)

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistenté com o nível dõ desenvolvímènto é tém impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais: (...)

 

B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.


C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).


D. Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.


E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."

 

Agora vamos analisar as alternativas.

 

a)  inclui a presença de depressão infantil como critério para o diagnóstico de TDAH.

 

Não há esse critério para o diagnóstico de TDAH, conforme vimos acima.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  classifica o TDAH como um transtorno de desenvolvimento.

 

Essa é a afirmativa que está de acordo com o DSM-V.

 

Assertiva Correta.​​​​​​​

 

c)  aceita a ocorrência dos sintomas em um único ambiente como critério diagnóstico.

 

De acordo com o DSM-V, os sintomas estão presentes em dois ou mais ambientes.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

d)  descarta a ocorrência de problemas de aprendizagem como critério diagnóstico.

 

O DSM-V inclui os impactos negativos sobre as atividades acadêmicas como fazendo parte dos critérios. Os problemas para aprender surgem da desatenção e hiperatividade.

 

Além disso, o DSM-V informa que os transtornos de aprendizagem são comórbidos com o TDAH. Veja:

 

"Transtorno específico da aprendizagem comumente é comórbido com TDAH"

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

e)  abandona o quociente de inteligência (QI) como critério de exclusão para o diagnóstico.

 

Observe as mudanças entre o DSM-IV e o DSM-V:

 

"Várias modificações foram feitas para os critérios diagnósticos do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH).

 

Foram acrescentados exemplos aos itens dos critérios para facilitar a aplicação ao longo da vida; a descrição da idade de início foi modificada (de 'alguns sintomas de hiperatividade/ impulsividade ou sintomas de desatenção que causaram prejuízo estavam presentes antes dos 7 anos' para 'diversos sintomas de desatenção ou hiperatividade/impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos');

 

os subtipos foram substituídos por especificadores de apresentação que mapeiam diretamente os subtipos anteriores; um diagnóstico comórbido com o transtorno do espectro autista é permitido agora; e foi feita uma modificação no limiar dos sintomas para adultos, para refletir as evidências substanciais de prejuízo clinicamente significativo do TDAH, com o ponto de corte de cinco sintomas em vez dos seis requeridos para TDAH em pessoas mais jovens, tanto para desatenção quanto para hiperatividade e impulsividade."

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *