Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que concerne à dependência química e às formas de tratamento, julgue o item a seguir.

 

Em casos de síndromes de dependência, as intervenções psicológicas e psiquiátricas são necessárias. Para que sejam estabilizados os efeitos da abstinência, é indicado o uso de psicotrópico, com o objetivo de manter o efeito temporário da droga habitualmente utilizada pelo indivíduo.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: Errado

Errado. O tratamento de síndromes psicopatológicas geralmente não segue padrões rígidos. É importante que cada caso seja analisado individualmente para que o tratamento seja feito de forma adequada, e só por isso já poderíamos pensar que é equivocado afirmar que um ou outro tipo de intervenção seja necessário, como se dissesse que é impossível um tratamento sem ele. Aqui, o erro é ainda maior, uma vez que as síndromes de dependência são diversas. Por fim, é importante ressaltar que medicamentos psicotrópicos, especialmente os benzodiazepínicos, são muito utilizados no tratamento de algumas síndromes de abstinência, e não de dependência. Veja, por exemplo, uma recomendação de tratamento de síndrome de abstinência do álcool:

“Apesar de haver remissão espontânea da síndrome de abstinência, recomenda-se o tratamento adequado, visando ao alívio dos sintomas e à prevenção de complicações, como o delirium tremens. A droga de escolha para o tratamento da síndrome de abstinência são os benzodiazepínicos, preferencialmente de meia-vida prolongada (diazepam 10 a 20 mg VO repetidos a cada hora até sedação leve; em caso de insuficiência hepática, usar lorazepam 4 a 6 mg VO repetidamente, se necessário). Recomenda-se a retirada gradual da medicação ao longo de 1 semana (cerca de 10 a 20% da dose inicial a cada 2 dias). Deve-se evitar a administração profilática e o uso de doses excessivas, com consequente sedação demasiada. Também pode ser utilizado haloperidol (p. ex., 5 mg IM) no caso de agitação psicomotora intensa ou alucinações.

Frequentemente, estes pacientes, alcoolistas crônicos, apresentam deficiências vitamínicas e nutricionais. Recomenda-se sobretudo a administração de tiamina (100 mg IM e depois 300 mg VO por 7 dias), para evitar o surgimento da síndrome de Wernicke-Korsakoff.

Caso ocorram crises convulsivas no ato do atendimento, deve-se adminstrar diazepam 10 mg EV e, se não houver melhora, fenitoína 15 mg/kg EV; evitar hidantalização indiscriminada. O paciente que apresentou convulsão deve ser mantido em observação (cerca de 1/3 destes pacientes desenvolvem delirium tremens).”

Fonte:

Dependência de Substâncias Psicoativas. Disponível em: 

https://www.medicinanet.com.br/dependencia_de_substancias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *