No que concerne à Dislexia, marque a alternativa que NÃO condiz com esse Transtorno Específico da Aprendizagem:
- A) O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo dislexia designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais.
- B) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle.
- C) A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis.
- D) No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo dislexia está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle.
No que concerne à Dislexia, marque a alternativa que NÃO condiz com esse Transtorno Específico da Aprendizagem:
A questão está baseada no seguinte texto:
"O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo "dislexia" designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), 0 termo 'dislexia' está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Cabe acentuar que 0 termo dislexia é mais utilizado para designar dificuldades de linguagem em que há trocas de fonemas, tanto na fala como na leitura e na escrita. Pode haver, nessa condição, dificuldades mais acentuadas na leitura, na aprendizagem da escrita ou, ainda, na capacidade de soletrar.
A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis. Entretanto, os mecanismos genéticos parecem ser extremamente complexos e dependem de muitos genes de efeito reduzido e somatório (Snowling; Melby-Lerväg, 2016)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo, 3a edição)
Com isso, nota-se que a única alternativa que não está relacionada com a Dislexia é a Letra B.
a) O termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo dislexia designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais.
b) É a repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador (ou alguém no ambiente) falou ou dirigiu ao paciente, uma repetição em eco da fala. É um fenômeno automático, involuntário, realizado sem planejamento ou controle. (Ecolalia)
c) A dislexia é uma condição frequente, que ocorre em 3 a 7% das pessoas. Como outros transtornos do neurodesenvolvimento, há clara recorrência familiar (it runs in families), e estudos com amplas amostras de gêmeos demonstram que habilidades fonológicas, bem como habilidades de leitura e escrita, têm um forte componente herdável, que interage com condições de educação mais ou menos favoráveis.
d) No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o termo dislexia está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas.
Deixe um comentário