Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que diz respeito ao desenvolvimento humano e às possíveis síndromes adquiridas pelos indivíduos, encontram‐se a síndrome amnéstica ou síndrome de Wernicke‐Korsakoff (SWK), sendo constituída por duas ‘subsíndromes’ que, com frequência, se sucedem temporalmente. O quadro de Wernicke geralmente é decorrente da deficiência de vitamina B1, em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, caquéticos, entre outros. Um dos componentes crônicos da síndrome de Korsakoff identificado pela tríade é a

Resposta:

A alternativa correta é letra D) perda da memória de fixação.

Segundo Dalgalarrondo (2008)

 

A síndrome de Wernike-Korsakoff (SWK) é constituída por duas “subsíndromes” que, com freqüência, se sucedem temporalmente. O quadro de Wernicke geralmente é decorrente da deficiência de vitamina B1 (tiamina), em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, caquéticos, etc. A  síndrome de Wernicke, que corresponde ao quadro agudo, manifesta-se pela tríade:

1. oftalmoplegias (paresias de diversos músculos orbitários, com ou sem nistagmo)

2. ataxia

3. confusão mental

Já a síndrome de Korsakoff (Kopelman, 1995), que corresponde ao componente crônico, seqüelar, da SWK, é classicamente definida pela tríade:

1. perda da memória de fixação

2. desorientação temporoespacial

3. confabulações


Com base nas informações acima, podemos afirmar que um dos componentes crônicos da síndrome de Korsakoff é a perda da memória de fixação.

 

As alternativas A e B mencionam elementos pertencentes à síndrome de Wernicke: ataxia e confusão mental.

 

Quanto a alternativa C, apresenta uma subforma ou variante de lobo temporal da demência fronto-temporal que altera gravemente a memória semântica, produzindo dificuldades significativas nas tarefas de nomeação, compreensão de palavras isoladas, além de empobrecimento dos conhecimentos gerais: a demência semântica.

 


 

Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *