No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue o item que se segue.
Burnout é a denominação dada a uma síndrome marcada pela presença de sintomas como ansiedade extrema, recordações aflitivas e sentimento de impotência, que se desenvolvem após a exposição do sujeito a um estressor traumático extremo.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO
Burnout pode ser definido como um fenômeno psicossocial, caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso, que se desenvolve como resposta a pressões prolongadas que uma pessoa sofre a partir de fatores emocionais estressantes e interpessoais relacionados com o trabalho.
Quadro clínico:
- História de grande envolvimento subjetivo com o trabalho, função, profissão ou empreendimento assumido, que muitas vezes ganha o caráter de missão;
- Sentimentos de desgaste emocional e esvaziamento afetivo (exaustão emocional);
- Queixa de reação negativa, insensibilidade ou afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços ou cuidados do paciente (despersonalização);
- Queixa de sentimento de diminuição da competência e do sucesso no trabalho.
Geralmente, estão presentes sintomas inespecíficos associados, como insônia, fadiga, irritabilidade, tristeza, desinteresse, apatia, angústia, tremores e inquietação, caracterizando síndrome depressiva e/ou ansiosa. O diagnóstico dessas síndromes associado ao preenchimento dos critérios acima leva ao diagnóstico de síndrome de esgotamento profissional.
Segundo o DSM IV:
F43.1 Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física; ter testemunhado um evento que envolve morte, ferimentos ou ameaça à integridade física de outra pessoa; ou o conhecimento sobre morte violenta ou inesperada, ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento experimentados por um membro da família ou outra pessoa em estreita associação com o indivíduo.
A resposta ao evento deve envolver intenso medo, impotência ou horror (em crianças, a resposta pode envolver comportamento desorganizado ou agitado).
Os sintomas característicos resultantes da exposição a um trauma extremo incluem uma revivência persistente do evento traumático, esquiva persistente de estímulos associados com o trauma, embotamento da responsividade geral e sintomas persistentes de excitação aumentada.
Com base no exposto acima, constatamos que, ao invés do Burnout, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é a denominação dada a uma síndrome marcada pela presença de sintomas como ansiedade extrema, recordações aflitivas e sentimento de impotência, que se desenvolvem após a exposição do sujeito a um estressor traumático extremo.
A banca forneceu sua própria JUSTIFICATIVA para a resposta:
"Definição do transtorno de estresse pós-traumático."
Fontes:
http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/doencas_trabalho1.pdf
Deixe um comentário