No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias utilizadas por esse profissional, julgue o item subsecutivo.Forclusão é um termo do meio jurídico utilizado pela psicanálise para se referir a determinado processo psíquico que, como proposta pelo CID-10 ou DSM-IVTR, deixou de ocorrer em dado momento do desenvolvimento, mas que pode advir, posteriormente, sem resultar em danos psíquicos, até os sete anos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO. Forclusão (ou foraclusão) é um termo de origem jurídica proposto pelo psicanalista Jacques Lacan como tradução da palavra alemã “Verwerfung”. Outros autores traduzem o termo por “repúdio” ou “rejeição”.
Diz respeito a um mecanismo que é específico das psicoses e é caracterizado pela rejeição (repúdio) de um significante. Este permanece fora do universo simbólico do sujeito. Neste sentido, refere-se a “determinado processo psíquico (que) deixou de ocorrer em dado momento do desenvolvimento”, como está na questão, mas o processo é irreversível e resulta em danos psíquicos.
Além disso, nem o CID, nem o DSM trabalham com esta categoria (foraclusão).
CID – 10 = Classificação internacional de doenças, versão 10.
DSM – IV TR = Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), versão 4, texto revisado (TR de “text revision”).
O DSM – V (versão 5) foi publicado em 2013. O DSM – IV – TR está em desuso.
Conferir:
BRUSSET, B. Foraclusão. In: DORON, R. & PAROT, F. Dicionário de psicologia. São Paulo: Editora Ática, 2001, pp. 351-352.
CID – 10 e DSM – IV: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=ES/Classificacoes
Deixe um comentário