No que se refere à depressão pós-parto, assinale a alternativa correta.
- A) A depressão pós-parto só atinge mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual.
- B) É pouco provável que componentes exógenos contribuam para a depressão puerperal, uma vez que suas causas se encontram apenas na diminuição dos hormônios progesterona e estrogênio.
- C) Pelo fato de todas as puérperas terem quedas acentuadas dos mesmos hormônios depois do parto e nem todas terem depressão pós-parto, fica evidente que não há causas endógenas que provoquem a depressão puerperal.
- D) Uma das causas da depressão pós-parto é a queda importante dos hormônios progesterona e estrogênio. Entretanto, também pode haver causas externas, e geralmente há, que contribuem para que a depressão se instale na puérpera.
- E) Além dos sintomas desagradáveis da depressão pós-parto, a puérpera apresenta quadro de piora quando sabe que esse tipo de depressão geralmente dura em torno de seis meses.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Uma das causas da depressão pós-parto é a queda importante dos hormônios progesterona e estrogênio. Entretanto, também pode haver causas externas, e geralmente há, que contribuem para que a depressão se instale na puérpera.
Gabarito Letra D
No que se refere à depressão pós-parto, assinale a alternativa correta.
a) A depressão pós-parto só atinge mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual.
Errado. Alguns estudos relacionam a incidência de depressão pós parto com a tensão pré-menstrual, mas não existe essa relação direta de causalidade.
b) É pouco provável que componentes exógenos contribuam para a depressão puerperal, uma vez que suas causas se encontram apenas na diminuição dos hormônios progesterona e estrogênio.
Errado. A depressão pós-parto envolve diversos fatores, inclusive componentes exógenos, e não apenas hormônios.
c) Pelo fato de todas as puérperas terem quedas acentuadas dos mesmos hormônios depois do parto e nem todas terem depressão pós-parto, fica evidente que não há causas endógenas que provoquem a depressão puerperal.
Errado. A depressão pós-parto envolve diversos fatores, incluindo as causas endógenas. O fato de não ser uma relação direta entre a queda dos hormônios e o surgimento dos sintomas não significa que não haja alguma relação.
d) Uma das causas da depressão pós-parto é a queda importante dos hormônios progesterona e estrogênio. Entretanto, também pode haver causas externas, e geralmente há, que contribuem para que a depressão se instale na puérpera.
Certo!
e) Além dos sintomas desagradáveis da depressão pós-parto, a puérpera apresenta quadro de piora quando sabe que esse tipo de depressão geralmente dura em torno de seis meses.
Errado. A depressão pós-parto pode durar de poucas semanas até vários meses.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário