Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere à Disartria, segundo Paulo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436) é correto afirmar que, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) É a dificuldade de utilizar a linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Embora pareça ser um problema motor, é realmente um problema de linguagem. Pode ser causada por danos nas áreas cerebrais pré-frontais.

Gabarito: Letra C

No que se refere à Disartria, segundo Paulo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436) é correto afirmar que, EXCETO:
a)  Disartria é a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (Haerer, 1992).

Certo! A questão traz corretamente a definição de disartria.


b)  A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (nesse caso, disartrias muito intensas são designadas anartria) (Mustafa et al., 2014).

Certo! Veja:

“A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (nesse caso, disartrias muito intensas são designadas anartria) (Mustafa et al., 2014). Foram descritas formas flácidas, espásticas, hiper e hipocinéticas de disartria. O tipo de disartria se relaciona ao sistema motor prejudicado: a disartria atáxica é tipicamente relacionada a lesões no cerebelo (ou nas vias que chegam ou saem dele); a disartria hipocinética se relaciona a lesões nos núcleos da base e nos circuitos por eles controlados; e a disartria espástica está associada a lesões bilaterais no neurônio motor superior.”


c)  É a dificuldade de utilizar a linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Embora pareça ser um problema motor, é realmente um problema de linguagem. Pode ser causada por danos nas áreas cerebrais pré-frontais.

Errado. Como vimos, a disartria é uma incapacidade motora.


d)  A disartria é um sintoma relativamente comum em condições neurológicas e lesões neuronais decorrentes de acidentes vasculares e lesões traumáticas. A disartria hipocinética da doença de Parkinson (DP) é uma condição que surge em decorrência do curso progressivo da doença (por volta de 70% das pessoas com DP são afetadas por problemas na voz e na fala, que incluem a disartria hipocinética).

Certo! Veja:

“A disartria é um sintoma relativamente comum em condições neurológicas e lesões neuronais decorrentes de acidentes vasculares e lesões traumáticas. A disartria hipocinética da doença de Parkinson (DP) é uma condição que surge em decorrência do curso progressivo da doença (por volta de 70% das pessoas com DP são afetadas por problemas na voz e na fala, que incluem a disartria hipocinética). A disartria pura é um quadro de surgimento agudo de uma disartria, sem outros sintomas neurológicos ou neuropsicológicos, geralmente devido a insulto vascular (acidente vascular do tipo síndrome lacunar, com lesões na cápsula interna e/ou na corona radiata). Ocorrem também disartrias nas paralisias bulbares e pseudobulbares.”

 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *