No que se refere à psicopatologia, julgue os itens subsecutivos.
I As psicoses induzidas por substâncias ocorrem, em geral, após períodos de uso intenso e podem durar meses.
II Delírios de reivindicação e de invenção são comuns em quadros de paranoia.
III A poriomania pode estar presente em quadros esquizofrênicos.
IV Agitação psicomotora é um sinal psicopatológico ausente em episódios esquizofrênicos agudos.
Estão certos apenas os itens
- A) I e II.
- B) I e IV.
- C) II e III.
- D) I, III e IV.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) II e III.
As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Dalgalarrondo (2008). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.
INCORRETA. Divergindo do que traz a proposição I, Dalgalarrondo (2008, p.347) destaca o seguinte:
“As psicoses induzidas por substâncias duram dias ou, no máximo, semanas. Ocorrem geralmente após períodos de uso intenso. Podem se manifestar como quadros paranóides, quadros maniatimorfos, esquizofrenimorfos ou polimorfos. São normalmente causadas por cocaína (pó inalado ou injetado ou o crack fumado), anfetamínicos, alucinógenos e, mais raramente, maconha”
CORRETA. Corroborando a colocação, Dalgalarrondo (2008, p.222) pontua o seguinte a respeito de ambos delírios:
“DELÍRIO DE REIVINDICAÇÃO: Neste caso, o indivíduo, de forma completamente desproporcional em relação à realidade, afirma ser vítima de terríveis injustiças e discriminações e, em conseqüência disso, envolve-se em intermináveis disputas legais, querelas familiares, processos trabalhistas, etc. São freqüentes os delírios de reivindicação associados a questões de herança e trabalhistas (aposentadorias, direitos não-recebidos, etc.). O indivíduo considera-se o representante dos injustiçados, dos perseguidos, e engaja-se tenazmente contra as injustiças, das quais julga ser a principal vítima. Ocorre mais comumente em transtornos delirantes (paranóia).”
“DELÍRIO DE INVENÇÃO: Aqui o indivíduo, mesmo completamente leigo na ciência ou na área tecnológica em questão, revela ter descoberto a cura de uma doença grave (da AIDS, do câncer, etc.), ou ter desenvolvido um aparelho moderno fantástico; enfim, descobertas ou invenções que irão mudar o mundo. Verifica-se principalmente nos transtornos delirantes (antiga paranóia), na esquizofrenia e na mania.”
CORRETA. Refletindo o que declara a colocação, Dalgalarrondo (2008, p.182) menciona:
“Poriomania: é o impulso e o comportamento de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”, “ganhar o mundo”, como se diz na linguagem popular. Ocorre em pacientes esquizofrênicos (às vezes, por imaginar que está sendo perseguido e precisar “sumir do mapa”), em pessoas com quadros psico-orgânicos e nos deficientes mentais, etc.”
INCORRETA. Contrariando o que traz a proposição IV, Dalgalarrondo (2008, p.184) explica:
“Dentre todas as alterações da psicomotricidade, a agitação psicomotora é uma das mais comuns. Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo, em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. [...] Está associada a quadros maníacos, episódios esquizofrênicos agudos, quadros psico-orgânicos agudos”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão certos apenas os itens II e III, portanto, LETRA “E”.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário