No que se refere ao reconhecimento dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes, assinale a opção correta.
- A) Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência são imutáveis, ou seja, com certeza, se manterão na fase adulta.
- B) Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, não se correlacionam com outros transtornos do eixo I e do eixo II.
- C) O diagnóstico do transtorno de personalidade em crianças e adolescentes é feito apenas com base em características descritivas.
- D) A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.
- E) Por ser característica típica da infância e da adolescência, a impulsividade não pode ser considerada parâmetro de avalição dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A avalição de um transtorno do eixo II é mais confiável se o transtorno de eixo I for atenuado: um transtorno antissocial, por exemplo, pode vir à tona após o tratamento de uma fobia.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Os traços dos transtornos de personalidade na infância e na adolescência NÃO são imutáveis, ou seja, não persistem inalterados até a vida adulta.
b) Incorreta. Os transtornos de personalidade em crianças, assim como em adultos, PODEM se correlacionar com outros transtornos do eixo I e do eixo II.
c) Incorreta. O diagnóstico dos Transtornos da Personalidade exige uma determinação dos padrões de funcionamento do indivíduo a longo prazo, e as características particulares da personalidade devem ser evidentes no início da idade adulta. O clínico deve avaliar a estabilidade dos traços de personalidade ao longo do tempo e em diferentes situações.
d) Correta. Segundo o DSM IV, Quando um transtorno do Eixo I não é o diagnóstico principal ou o motivo da consulta, o clínico é encorajado a indicar o Transtorno da Personalidade (Eixo II) que constitui o diagnóstico principal ou o motivo da consulta. Portanto, esta será nossa resposta.
e) Incorreta. A impulsividade PODE ser considerada parâmetro de avaliação dos transtornos de personalidade em crianças e adolescentes.
Deixe um comentário