Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No tocante às alterações qualitativas da consciência, a observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência, nos quais se tem uma mudança parcial ou focal do campo de consciência, de modo que uma parte do campo da consciência está preservada, e a outra alterada.

Associe as colunas relacionando os tipos de alterações qualitativas da consciência com suas respectivas descrições.

Alteração

(1) Transe

(2) Estado

(3) Estado hipnótico

(4) Estado crepuscular

(5) Dissociação da consciência

Descrição

(   ) Designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.

(   ) Consiste em um estado patológico transitório no qual uma obnubilação leve da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada por relativa conservação da atividade motora coordenada.

(   ) Assemelha-se a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença em geral de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

(   ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido.

(   ) É caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela.

A sequência correta dessa classificação é:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) (5); (4); (1); (3); (2).

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Têm-se, então, as seguintes alterações qualitativas da consciência:

 

1. Estados crepusculares (état crepusculaire, twilight state, Dämmerzustand). Consistem em um estado patológico transitório no qual uma obnubilação leve da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada (Porot, 1967). Nos estados crepusculares, há, portanto, estreitamento transitório do campo da consciência e afunilamento da consciência (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para 0 sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos (Peters, 1984).

(...)

 

2. Estado segundo. Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. Com certa frequência, alguns autores utilizam os termos "estado segundo" "estado crepuscular" de forma indistinta ou intercambiável.

(...)

 

3. Dissociação da consciência. Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. O termo "dissociação" pode cobrir não apenas a consciência como também a memória, a percepção, a identidade e o controle motor (Krause-Utz et al., 2017). Neste livro, entretanto, optamos por utilizar noção de dissociação centrando nas alterações da consciência.

(...)

 

4. Transe. Estado de alteração qualitativa da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença em geral de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

(...)

 

5. Estado hipnótico. É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). Trata-se de um estado de consciência semelhante ao transe, no qual a sugestionabilidade do indivíduo está aumentada, e sua atenção, concentrada no hipnotizador. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras. Não há nada de místico ou paranormal na hipnose. É apenas uma técnica refinada de concentração da atenção e de alteração induzida do estado da consciência."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com base nisso, podemos relacionar as colunas abaixo.

    

( 5 ) Designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.

  

( ) Consiste em um estado patológico transitório no qual uma obnubilação leve da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada por relativa conservação da atividade motora coordenada.

  

( 1 ) Assemelha-se a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença em geral de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

  

( 3 ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido.

  

2 ) É caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela.

 

Portanto, a sequência ficou 5 4 1 3 2. Encontramos a resposta na Letra A.

 

A sequência correta dessa classificação é:


a)  (5); (4); (1); (3); (2).
b)  (3); (2); (4); (5); (1).
c)  (4); (1); (5); (3); (2).
d)  (2); (3); (4); (5); (1).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *