No transtorno da Personalidade os pacientes apresentam
- A) episódios depressivos maiores alternando com episódio de hipomania.
- B) medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto e acarreta uma perturbação da capacidade de funcionamento do indivíduo.
- C) medo excessivo de humilhação ou embaraço em vários contextos sociais.
- D) alterações nos níveis de atividade, capacidades cognitivas, linguagem e funções vegetativas.
- E) padrões profundamente entranhados, inflexíveis e mal ajustados de relacionamento e percepção do ambiente e de si mesmos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) padrões profundamente entranhados, inflexíveis e mal ajustados de relacionamento e percepção do ambiente e de si mesmos.
Gabarito: Letra E
No transtorno da Personalidade os pacientes apresentam
a) episódios depressivos maiores alternando com episódio de hipomania.
Errado. Esse é o transtorno bipolar tipo II.
b) medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto e acarreta uma perturbação da capacidade de funcionamento do indivíduo.
Errado. Essa é uma descrição da fobia.
c) medo excessivo de humilhação ou embaraço em vários contextos sociais.
Errado. Essa é a fobia social.
d) alterações nos níveis de atividade, capacidades cognitivas, linguagem e funções vegetativas.
Errado. Esse é um transtorno neurocognitivo.
e) padrões profundamente entranhados, inflexíveis e mal ajustados de relacionamento e percepção do ambiente e de si mesmos.
Certo!
“Compreendendo estes transtornos, como reais transtornos mentais, pode-se dizer que estas pessoas apresentam padrões profundamente entranhados, inflexíveis e mal-ajustados de relacionamento e percepção do ambiente e de si mesmos. Com grande frequência, não percebem seus "sintomas" como prejudiciais a si ou aos outros e, por causa disso, não costumam buscar ajuda profissional, sendo também considerados, muitas vezes, irrecuperáveis. O relacionamento interpessoal com uma pessoa portadora de Transtorno de Personalidae (TP) pode ser considerado um relacionamento unilateral, já que há uma inabilidade de relações interpessoais saudáveis ou satisfatórias”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Soares, M. H.. (2010). Estudos sobre transtornos de personalidade Antissocial e Borderline. Acta Paulista De Enfermagem, 23(6), 852–858
Deixe um comentário