No Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), alterações no desenvolvimento e no funcionamento de diversas áreas do cérebro levam a problemas de comportamento relacionados à desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Em relação aos medicamentos utilizados no TDAH, é correto afirmar que os
- A) efeitos colaterais ainda não diminuíram, mesmo com os avanços farmacológicos na área.
- B) médicos sugerem que a medicação não seja administrada antes das atividades acadêmicas.
- C) adolescentes têm mais possibilidade de apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, redução de apetite e tremores finos.
- D) bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.
Gabarito Letra D
Em relação aos medicamentos utilizados no TDAH, é correto afirmar que os
a) efeitos colaterais ainda não diminuíram, mesmo com os avanços farmacológicos na área.
Errado. A indústria farmacêutica está em constante evolução, buscando medicações mais eficazes e que apresentam menos efeitos colaterais.
b) médicos sugerem que a medicação não seja administrada antes das atividades acadêmicas.
Errado. Pelo contrário, a medicação deve ser administrada antes das atividades acadêmicas, uma vez que ela diminui os sintomas e consequentemente aumenta o aproveitamento.
c) adolescentes têm mais possibilidade de apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, redução de apetite e tremores finos.
Errado. Essa informação não tem respaldo científico.
d) bons resultados do tratamento envolvem diminuição dos sintomas, melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.
Certo! O objetivo do tratamento farmacológico é diminuir os sintomas para que haja uma melhora do funcionamento geral e da qualidade de vida.
“A maioria dos especialistas considera a medicação estimulante a forma mais efetiva de tratamento para o TDAH (Johnson & Safranek, 2005; Mattos, 2001; Correia Filho & Pastura, 2003; Silva 2003), embora não haja consenso absoluto em relação a esta afirmação (Northey e cols., 2003).
Os medicamentos de primeira escolha são os estimulantes, considerados seguros e capazes de proporcionar benefícios significativos em curto espaço de tempo. No Brasil, a medicação disponível e de maior eficácia é o metilfenidrato, um estimulante conhecido pelo nome comercial Ritalina . Prescrita e acompanhada pelo médico, dificilmente causará dependência, não se acumula no organismo e seu efeito dura em média 4 a 5 horas, e o tratamento deverá persistir enquanto os sintomas forem evidentes.
Este medicamento diminui ou elimina os principais sintomas de TDAH (desatenção, hiperatividade e impulsividade) em cerca de 70% dos casos. Quando o metilfenidrato não produz resultados positivos, a segunda opção inclui os antidepressivos, como imipramina (Tofranil ), nortriptilina (Pamelor ), venlafaxina (Efexor ), bupropriona (Wellbutrim ), fluoxetina (Prozac ), sertalina (Zoloft ) e Paroxetina (Aropax ). Estes últimos, entretanto, não são indicados rotineiramente por falta de evidências apoiando a sua utilização (Mattos, 2001; Silva, 2003; Klein & Abikoff, 1997).
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Desidério, Rosimeire C. S., & Miyazaki, Maria Cristina de O. S.. (2007). Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicologia Escolar e Educacional, 11(1), 165-176. https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000100018
Deixe um comentário