Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme o DSM-5, os níveis de menor comprometimento correspondem aos indivíduos que apresentam:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Rituais e condutas repetitivas que interferem significativamente no funcionamento em diferentes contextos, resistindo às tentativas de interrupção dos mesmos.

 

No Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme o DSM-5, os níveis de menor comprometimento correspondem aos indivíduos que apresentam:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O TEA apresenta em sua origem a palavra autismo derivada do grego “autos”, que significa “voltar para si mesmo”. Isto é, os indivíduos que têm autismo passam por um estágio em que se fecham em si mesmos, perdendo o interesse pelo mundo exterior e por tudo o que a ele é inerente, já a palavra “espectro” é usada devido existir três níveis deste transtorno, sendo o severo, moderado e leve. (MORAIS, 2012)

 

Apresentam-se como características os respectivos níveis:

 

Nível 3
Requer suporte: intenso

 

Comunicação Social: Graves déficits em comunicação verbal e não verbal ocasionando graves prejuízos no funcionamento social; interações sociais muito limitadas e mínima resposta social ao contato com outras pessoas

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Preocupações, rituais imutáveis e comportamentos repetitivos que interferem muito com o funcionamento em todas as esferas. Intenso desconforto quando rituais ou rotinas são interrompidas, com grande dificuldade no redirecionamento dos interesses ou de se dirigir para outros rapidamente.

 

Nível 2
Requer suporte: grande


Comunicação Social: Graves déficits em comunicação social verbal e não verbal que aparecem sempre, mesmo com suportes, em locais limitados. Observam-se respostas reduzidas ou anormais ao contato social com outras pessoas.

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Preocupações ou interesses fixos frequentes, óbvios a um observador casual, e que interferem em vários contextos. Desconforto e frustração visíveis quando rotinas são interrompidas, o que dificulta o redirecionamento dos interesses restritos.

 

Nível 1

Requer suporte: Sem suporte local

 

Comunicação Social: o déficit social ocasiona prejuízos. Dificuldades em iniciar relações sociais e claros exemplos de respostas atípicas e sem sucesso no relacionamento social. Observa-se interesse diminuído pelas relações sociais.

 

Comportamentos repetitivos e interesses restritos: Rituais e comportamentos repetitivos interferem, significativamente, no funcionamento em vários contextos. Resiste às tentativas de interrupção dos rituais e ao redirecionamento de seus interesses fixos."

 

Fonte: "Clínica Cognitivo e Comportamental com crianças com Transtorno do Espectro Autista." (Pontel e Maia)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Respostas típicas nas situações sociais.
 

b)  Insucesso nos relacionamentos, embora com marcado interesse por estes relacionamentos.


c)  Algum deficit social que ocasiona prejuízos e, devido à falta de suporte local, dificuldade de finalizar relações sociais.
 

d)  Rituais e condutas repetitivas que interferem significativamente no funcionamento em diferentes contextos, resistindo às tentativas de interrupção dos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *