“…numa regressão a vidas passadas, a missionária Luz do Sol descobriu que foi uma cigana na Idade Média. Finalmente encontrou a explicação para sua facilidade em ler mãos, enxergar a cor da aura e ter premonições… desde a infância, seu jeito pouco convencional chamava a atenção: vestia-se de princesa, usava trança só de um lado e calçava um sapato de cada cor. Nos finais de semana, despencava-se para lugares remotos em busca de contato com extraterrestres. Dois colegas foram abduzidos, ela não teve a mesma sorte… Aos 45 anos, seu sexto sentido lhe diz que muitas pessoas torcem o nariz para sua presença e não têm boas intenções… Toda vez que encontra um bichinho abandonado, ela o leva para casa. Chegou a ter vinte gatos. Seus três irmãos pouco aparecem e já sugeriram que ela procurasse ajuda. Ela reagiu muito mal à ideia. Depois disso, isolou-se de vez. Diz que não há mal algum em viver no seu mundinho e que os outros não têm conexão espiritual para entendê-la”.
(MECLER, Kátia. Psicopatas do cotidiano, como reconhecer, como conviver, como se proteger. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2015, p. 85-86).
Luz do sol apresenta:
- A) um transtorno de personalidade esquizoide.
- B) um transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.
- C) um transtorno de personalidade emocionalmente instável.
- D) um transtorno de personalidade histriônica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) um transtorno de personalidade esquizoide.
Segundo DSM V:
- “Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas. O Grupo A inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. Indivíduos com esses transtornos frequentemente parecem esquisitos ou excêntricos. O Grupo B inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. Indivíduos com esses transtornos costumam parecem dramáticos, emotivos ou erráticos. O Grupo C inclui os transtornos da personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva. Indivíduos com esses transtornos com frequência parecem ansiosos ou medrosos.” (DSM-V, 2014, p. 246)”
- “A característica essencial do transtorno da personalidade esquizoide é um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais” (p. 653)
a) um transtorno de personalidade esquizoide.
CORRETA. Em comparação com as outras alternativas, a descrição apresentada encontra maior aproximação com um transtorno de personalidade esquizoide. Apesar disso, o quadro preconizado traz maior relação com o Transtorno Esquizotípica pela presença de várias distorções cognitivas. O Transtorno Esquizotípica se diferencia do Transtorno Esquizoide, pela presença de distorções cognitivas ou perceptivas.
b) um transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.
INCORRETA. Segundo o DSM V:
“A característica essencial do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é uma preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência” (p. 678)
c) um transtorno de personalidade emocionalmente instável.
INCORRETA. De acordo com o DSM V:
“Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.” (p. 645)
d) um transtorno de personalidade histriônica.
INCORRETA. Conforme o DSM V:
“Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.” (p. 645)
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário