Numere a segunda coluna de acordo com a primeira considerando as funções psicológicas e exemplos de suas respectivas patologias. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.
(1) Memória
(2) Sensopercepção
(3) Pensamento
(4) Consciência
(5) Atenção
(6) Conduta
(7) Afetividade
( ) obnubilação
( ) aprosexia
( ) insônia
( ) apatia
( ) delírios
( ) alucinação
( ) confabulação
- A) 4 – 5 – 6 – 7 – 3 – 2 – 1.
- B) 6 – 1 – 4 – 7 – 2 – 3 – 1.
- C) 4 – 3 – 5 – 1 – 3 – 2 – 7.
- D) 4 – 5 – 6 – 1 – 2 – 3 – 7.
- E) 5 – 4 – 6 – 7 – 3 – 2 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 4 – 5 – 6 – 7 – 3 – 2 – 1.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira considerando as funções psicológicas e exemplos de suas respectivas patologias. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Antes de conferir a associação pertinente entre as funções psicológicas e os termos apresentados, vamos conferir as definições das respectivas patologias elencadas. Acompanhe:
- Obnubilação (ou turvação da consciência): trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. À inspeção inicial, o paciente pode já estar claramente sonolento ou parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma, há sempre diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração (Dalgalarrongo, 2008).
- Aprosexia: denomina-se aprosexia a total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados. (Dalgalarrongo, 2008).
- Insônia: a insônia pode ser definida como uma experiência subjetiva de sono inadequado, com dificuldade em iniciar ou na manutenção do sono, despertares precoces e “sono não reparador”, com repercussão no funcionamento sócio-ocupacional diurno. (Ribeiro, 2016)
- Apatia: na apatia, o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada. O paciente torna-se hiporreativo, é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida. (Dalgalarrongo, 2008)
- Delírios: os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (p. ex., persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza).” DSM-V (2014, p.87).
- Alucinação: alucinação é a percepção clara e definida de um objeto (voz, ruído, imagem) sem a presença do objeto estimulante real. (Dalgalarrongo, 2008)
- Confabulação: a Fabulação ou Confabulação é uma modalidade especial de alteração da memória e da atenção que consiste no relato de temas fantásticos os quais, na realidade, nunca aconteceram 1
Relacionando a segunda coluna de acordo com a primeira considerando as funções psicológicas e exemplos de suas respectivas patologias, tem-se a seguinte associação:
( 4 ) obnubilação ( 5 ) aprosexia ( 6 ) insônia ( 7 ) apatia ( 3 ) delírios ( 2 ) alucinação ( 1 ) confabulação |
Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta seria “4 – 5 – 6 – 7 – 3 – 2 – 1”, portanto, LETRA “A”.
_______________
Fontes consultadas:
¹ http://psiqweb.net/index.php/dicionario/dicionario-def/
Ribeiro, N. F. (2016). Tratamento da insônia em atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 11(38), 1-14.
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário