O adolescente N., de 13 anos de idade, é apreendido após tentativa de roubo a uma padaria. Na entrevista com o psicólogo, N. conta que lhe dá prazer tirar as coisas das outras pessoas e que muitas vezes só consegue ficar feliz roubando ou quebrando coisas (orelhões, bancos de praça, pontos de ônibus, por exemplo). Esse comportamento é recorrente, e N. já foi apreendido 9 vezes nos últimos 6 meses. Relatórios anteriores, feitos por psicólogos e por psiquiatras, apontam corretamente para o diagnóstico de transtorno de
- A) personalidade antissocial.
- B) conduta.
- C) personalidade histriônica.
- D) personalidade esquizoide.
- E) personalidade depressiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) conduta.
Nesta questão, a dúvida recorrente é entre a ALTERNATIVA A e B, pois Transtorno de Conduta e Transtorno de Personalidade Antissocial possuem sintomas parecidos com os que foram descritos pelo enunciado.
As outras alternativas apresentam transtornos com sintomas totalmente diversos dos apresentados no caso. Conseguimos descartá-las com facilidade.
Vejamos, portanto, a informação que nos levará a escolher a alternativa correta. Segundo o DSM-5:
O diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial não é dado a indivíduos com menos de 18 anos e somente é atribuído quando há história de alguns sintomas de transtorno de conduta antes dos 15 anos de idade. Para indivíduos com mais de 18 anos, um diagnóstico de transtorno da conduta somente é dado quando não são atendidos os critérios para transtorno de personalidade antissocial.
Trata-se de um adolescente de 13 anos. Em vista disso, não poderíamos diagnosticá-lo com transtorno de personalidade antissocial.
Dessa forma, relatórios anteriores, feitos por psicólogos e por psiquiatras, apontam corretamente para o diagnóstico de transtorno de conduta.
Deixe um comentário