O ataque de pânico é definido como
- A) um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas.
- B) a reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar.
- C) um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro.
- D) uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.
- E) uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões).
Resposta:
A alternativa correta é letra D) uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.
Gabarito Letra D
O ataque de pânico é definido como
a) um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas.
Errado. Isso é uma característica do transtorno de estresse pós-traumático.
b) a reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar.
Errado. O ataque de pânico não é uma ansiedade proporcional ao perigo.
c) um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro.
Errado. O ataque de pânico não é caracterizado por humor negativo.
d) uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.
Certo! Essa é a definição de ataque de pânico.
“Essa reação repentina e dominante se tornou conhecida como pânico, em referência ao deus grego Pan, que aterrorizava os viajantes com gritos horripilantes. Na psicopatologia, um ataque de pânico é definido como uma experiência abrupta de medo intenso ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que geralmente incluem palpitações no coração, dor no peito, falta de ar e, possivelmente, vertigens. Dois tipos básicos de ataques de pânico estão descritos no DSM-5: esperado e inesperado. Se você sabe que tem medo de lugares altos ou de dirigir em pontes longas, você pode ter um ataque de pânico nessas situações, mas não em qualquer outro lugar: este é um ataque de ptinico esperado. Em contrapartida, você pode ter ataques de ptinico inesperados se você não tiver uma pista de quando ou onde o próximo ataque vai ocorrer. Mencionamos esses tipos de ataque porque eles têm um papel importante em vários distúrbios de ansiedade. Ataques inesperados são importantes no transtorno de pânico. Ataques esperados são mais comuns em fobias específicas ou fobia social”
e) uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões).
Errado. Isso é a definição de transtorno obsessivo compulsivo.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário